Genial/Quaest: 44% veem Lula 'mais certo' em embate com Trump, contra 29% que pensam o mesmo sobre o bolsonarismo
Na terça-feira, o governo brasileiro sancionou a Lei da Reciprocidade, que autoriza a adoção de medidas equivalentes às impostas por outros países

A resposta do governo federal à tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente Donald Trump na semana passada, dividiu os brasileiros. Para 44% da população, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT estão fazendo o que é "mais certo" no embate contra o governo americano, enquanto 29% pensam o mesmo sobre Jair Bolsonaro e aliados. É o que mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira.
Veja abaixo os dados da pesquisa:
Qual lado está fazendo o que é mais certo nesse embate?
- Lula e o PT: 44%
- Bolsonaro e aliados: 29%
- Nenhum dos dois: 15%
- NS/NR: 12%
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança é 95%.
Na terça-feira, o governo brasileiro sancionou a Lei da Reciprocidade, que autoriza a adoção de medidas equivalentes às impostas por outros países. A iniciativa é uma resposta ao tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump, que ameaça sobretaxar em até 50% produtos brasileiros, como suco de laranja, aço e celulose.
Na semana passada, Trump já havia enviado uma carta a Lula, também divulgada nas redes, acusando o governo brasileiro de “ataques insidiosos” à democracia americana. Em resposta, o petista classificou as ameaças como “desrespeitosas” e afirmou que a diplomacia não pode ser substituída por vídeos ou postagens na internet. O presidente também declarou que o Brasil responderá “com firmeza” a qualquer tentativa de intimidação ou violação de sua soberania.
A resposta do governo brasileiro tem sido pelo caminho do diálogo. Um comitê interministerial foi instaurado e promove reuniões com empresários do setor privado.
União pelo Brasil
Aproximadamente três quartos (74%) dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem uma união entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a oposição contra a tarifa americano, mostra a pesquisa. Já 17% dos bolsonaristas são contrários ao movimento, 3% são indiferentes, e 6% não sabem ou não responderam.
O apoio em torno da "defesa do Brasil" é ainda maior na média nacional. Para 84% dos brasileiros, este é o movimento correto para enfrentar a medida econômica americana, enquanto 9% são contra, 2% indiferentes e 5% não sabem ou não responderam.
O pensamento de que a união é o caminho correto é compartilhado por 93% dos petistas. Já 6% são contrários ao movimento, e 1% não sabe ou não respondeu.
Fonte: Globo.com