Latam encomenda 24 aviões da Embraer e pode ampliar pedido para até 74 unidades
O contrato prevê 24 entregas confirmadas e outras 50 em opção de compra. As primeiras unidades devem chegar a partir do segundo semestre de 2026.

A Latam Airlines fechou um acordo com a Embraer para adquirir até 74 aeronaves do modelo E195-E2, como parte da estratégia de expansão da malha aérea na América do Sul, segundo comunicado da fabricante.
O pedido anunciado nesta segunda-feira (22) é um dos raros contratos da Embraer com uma companhia aérea nacional nos últimos anos e ocorre em meio à crise de atrasos nas entregas de aviões das gigantes Boeing e Airbus.
As 24 aeronaves já confirmadas estão avaliadas em aproximadamente US$ 2,1 bilhões, com base no valor de catálogo.
O contrato prevê 24 entregas confirmadas e outras 50 em opção de compra. As primeiras unidades devem chegar a partir do segundo semestre de 2026, inicialmente para a Latam Airlines Brasil e, posteriormente, para outras empresas do grupo.
O último pedido da linha E2 — atual geração de jatos comerciais da Embraer — no Brasil foi realizado em 2018 pela Azul, única operadora desse modelo no país até hoje.
A negociação foi anunciada poucos dias após a Embraer confirmar a venda de 50 jatos E195-E2 para a norte-americana Avelo Airlines, em contrato estimado em US$ 4,4 bilhões.
Até agora, a Latam não utilizava aeronaves da Embraer. A frota atual da companhia é formada por 286 jatos da Airbus, 56 da Boeing e 20 cargueiros da fabricante norte-americana, segundo dados da Embraer.
De acordo com a Embraer, a nova encomenda permitirá à Latam “adicionar até 35 novos destinos aos 160 já atendidos” na América do Sul, tendo o Brasil como principal mercado.
Fonte: G1