Políticos brasileiros em viagem a Israel se refugiam em abrigos após escalada de tensão com o Irã; país fechou espaço aéreo

Comitivas de prefeitos e secretários visitaram capital, Tel Aviv, e outras cidades. No Brasil, presidente da Câmara, Hugo Motta, pediu ajuda ao Itamaraty para garantir retorno seguro dos grupos.

Políticos brasileiros em viagem a Israel se refugiam em abrigos após escalada de tensão com o Irã; país fechou espaço aéreo
Foto: Reprodução

Políticos brasileiros de pelo menos seis estados e do Distrito Federal tiveram que se esconder em abrigos antiaéreos em Israel desde a noite desta quinta-feira (12), no horário de Brasília (madrugada de sexta no horário local).

As comitivas participavam de viagens oficiais em Tel Aviv e outras cidades – e foram surpreendidas pelo agravamento das tensões entre o país e o Irã (veja detalhes abaixo). O espaço aéreo israelense foi fechado, inclusive para voos comerciais.

O Ministério das Relações Exteriores ainda não emitiu nota oficial sobre a escalada de tensões, mas a Embaixada do Brasil em Tel Aviv já fez os primeiros contatos com os integrantes das comitivas.

A GloboNews apurou que, na quinta, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), acionou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para informar sobre a presença de políticos brasileiros em Israel e pedir apoio na retirada. Tanto Motta quanto Vieira estão no Brasil.

"Falei há pouco com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que está em Israel, e com o chanceler Mauro Vieira. A Câmara está atenta para garantir a segurança e o retorno de todos que estão em Israel", escreveu Motta em uma rede social.

O secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Marco Antônio Costa, afirmou à GloboNews que a comitiva distrital estava em um hotel em Tel Aviv, na manhã desta sexta – após passar a noite em um bunker, ouvindo sirenes "o tempo todo".

Até o momento, não há horário ou data prevista para a retomada dos voos comerciais saindo de Tel Aviv.

Johnny Maycon – prefeito de Nova Friburgo (RJ)

O prefeito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, precisou se abrigar em um bunker na cidade de Kfar Saba, em Israel, durante a madrugada. Ele está no país em viagem oficial acompanhado de outros prefeitos do Brasil e de países da América Latina.

“A gente acorda assustado. Uma situação de alta tensão”, disse em entrevista à GloboNews.

Prefeito brasileiro se abriga em bunker de cidade israelense

Cícero Lucena – prefeito de João Pessoa (PB)

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que está em visita oficial a Israel, precisou se refugiar em um abrigo também na cidade de Kfar Saba. Ele afirmou estar seguro, nas proximidades da cidade de Tel-Aviv, e que aguarda para retornar ao Brasil.

“Estamos todos no alojamento da viagem, no campus universitário. Tem abrigo aqui, já fomos duas vezes para o abrigo por ter tocado a sirene de aviso”, explicou.

Álvaro Damião – prefeito de Belo Horizonte (MG)

Assim como Cícero e Johnny, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), precisou se abrigar em um bunker em Kfar Saba. Eles estão no país para conhecer modelos de segurança pública e novidades tecnológicas na área.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Álvaro Damião disse que ainda não sabe como voltará ao Brasil.

Janete Aparecida – vice-prefeita de Divinópolis (MG)

A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, precisou ir para um abrigo antiaéreo na cidade de Haifa, em Israel, onde está fazendo um curso. Ela postou um vídeo em uma rede social, contando que precisou se dirigir imediatamente ao abrigo no meio da madrugada. No vídeo ela diz que está tudo bem e que aguarda novas instruções.

Secretários do Distrito Federal

Secretários do Governo do Distrito Federal passaram madrugada desta sexta em um bunker. Ao g1, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Costa, afirmou que a comitiva está, na manhã desta sexta, em um hotel em Tel Aviv.

O secretário afirmou que todos estão tranquilos depois de uma “noite tensa num bunker”, ouvindo sirenes. Estão em Israel:

  • Marco Antônio Costa: secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Ana Paula Soares Marra: secretária de Desenvolvimento Social
  • Rafael Bueno: secretário de Agricultura
  • José Eduardo Pereira Filho: secretário executivo do Consórcio Brasil Central — consórcio interestadual composto pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins

Por: G1