Polícia Federal encaminha pedido de inclusão de Carla Zambelli na lista da Interpol
Delegado Andrei Passos está na comitiva do presidente Lula, em Paris. Ele confirmou encaminhamento de pedido de inclusão da deputada na difusão vermelha, que é o alerta internacional para fins de localização e prisão da deputada federal Carla Zambelli.

A Polícia Federal encaminhou à Interpol o pedido de inclusão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na difusão vermelha, que é o alerta internacional para fins de localização e prisão. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (4) pelo diretor-geral da PF, delegado Andrei Passos, que acompanha o presidente Lula em viagem oficial a Paris.
O pedido foi enviado por volta das 17h à sede da Interpol em Lyon, na França, e se baseia na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão preventiva da parlamentar.
Agora, caberá à Interpol analisar e deliberar sobre o cumprimento do pedido de inclusão.
Zambelli, condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), anunciou que deixou o Brasil. Nesta quarta-feira (4), ela teve a prisão preventiva decretada.
Atualmente, o secretário-geral da Interpol é o delegado Valdecy Urquiza, da própria Polícia Federal. Ele é o primeiro brasileiro e o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar o posto em mais de 100 anos de existência da organização.
Agora, o pedido será analisado pela secretaria-geral da organização, de acordo com os critérios de admissibilidade da Interpol. Eles irão avaliar, por exemplo, se há perseguição politica, racial ou de origem. Esta avaliação é praxe para todas as solicitações de inclusão na Difusão.
Caso o pedido encaminhado pela Polícia Federal seja aceito, os dados de Zambelli estarão disponíveis para as polícias dos 196 países-membros da Interpol.
Fonte: G1