Modo IA: Google começa a liberar versão repaginada da busca que lembra ChatGPT
Busca passa a dar mais espaço para um resumo gerado por inteligência artificial, enquanto links para outros sites ficam somente em alguns trechos do texto e em um área na lateral da página.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/2/CewkWvQE6UmlBWJBpAAA/google-modo-ia-2.png)
Modo IA do Google — Foto: Divulgação/Google
O Google começou a liberar no Brasil o Modo IA, uma versão repaginada da busca que lembra a interface de assistentes de inteligência artificial como Gemini e ChatGPT.
O recurso chegou primeiro aos Estados Unidos, em maio, e passa a ser oferecido no Brasil a partir desta segunda-feira (8), no site e no aplicativo do Google.
Com o Modo IA, a página com o resultado da busca passa a dar mais espaço para um resumo de texto gerado por inteligência artificial. Os links para outros sites podem aparecer em alguns trechos desse resumo e na lateral da página.
COMO FUNCIONA O MODO IA? O recurso usa o modelo de inteligência artificial Gemini 2.5 e uma técnica de desdobramento de perguntas. Ele divide a pesquisa em partes, faz várias consultas de forma simultânea e, então, apresenta um resumo do que encontrou.
A nova funcionalidade é uma evolução do AI Overviews, que ocupa apenas uma parte da página com resumos gerados por inteligência artificial e que já tem 2 bilhões de usuários por mês, segundo a empresa.
O Modo IA aparece no topo do Google, em uma nova aba ao lado das opções de busca por Imagens, Vídeos, Notícias, entre outros.
O Google afirma que o recurso é útil para responder a perguntas elaboradas e ajudar quem deseja receber recomendações, planejar viagens e obter instruções para realizar uma tarefa, por exemplo.
A empresa diz ainda que pretende mostrar uma resposta gerada por inteligência artificial sempre que possível, mas que exibirá a busca no modo convencional quando nos casos em que não tiver "alta confiabilidade".
Fonte: G1