Mais de 46 mil pessoas fazem concurso do Corpo de Bombeiros no AM: 'estudando há dois anos', diz candidato

Horas antes da abertura dos portões, candidatos já aguardavam do lado de fora de locais de prova.

Mais de 46 mil pessoas fazem concurso do Corpo de Bombeiros no AM: 'estudando há dois anos', diz candidato
Provas do concurso do Corpo de Bombeiros são aplicadas em Manaus. — Foto: Patrick Marques/g1 AM

Os portões dos locais de prova para do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram abertos às 12h30 deste sábado (12). Horas antes da abertura dos portões, candidatos já aguardavam do lado de fora de locais de prova.

Durante a abertura dos portões, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz, informou que os aprovados devem reforçar a capacidade do efetivo da corporação tanto em Manaus, quanto no interior do Estado.

“Nós melhoraremos o nosso atendimento, aumentando nossa capacidade tanto na capital, quanto no interior. Nós expandiremos os postos de bombeiros e, sem dúvida nenhuma, entregaremos serviço com mais qualidade”, afirmou.

O contador Aldo Maciel, de 21 anos, chegou ao local de prova cerca de uma hora antes da abertura dos portões. Ele contou ao g1 sobre sua preparação para o concurso.

“Estou estudando há dois anos pra concursos. É uma rotina bem cansativa conciliar trabalho, faculdade, estudos. Sobra pouco tempo pra dormir, para a família, mas faz parte na vida do concurseiro. Estou bem confiante”, disse.

Ao todo, 64 locais de prova, distribuídos em todas as zonas de Manaus, foram preparados para receber os candidatos. No interior do estado, 19 locais estão destinados para a realização das provas, sendo seis locais em Humaitá, quatro em Parintins e nove em Tabatinga.

Mais de 46 mil candidatos se inscreveram para o concurso, sendo 7.271 inscritos para o cargo de 2º tenente, e 39.413 inscritos para o cargo de soldado.

Do total de 453 vagas, 400 são destinadas para o cargo de soldado. Já as 53 restantes são para a patente de 2º tenente bombeiro militar (nível superior).

As provas foram aplicadas das 14h às 18h30, para o cargo de 2º-tenente bombeiro militar (nível superior); e das 14h às 17h30, para o cargo de soldado bombeiro militar (nível médio), ambas seguindo o horário oficial de Manaus em todos os locais de aplicação.

Operação

Para garantir a segurança dos candidatos durante a realização do certame, o Corpo de Bombeiros Militar lançou a Operação Recompletamento, durante a manhã.

Viaturas foram distribuídas em pontos estratégicos, com atuação preventiva nas proximidades das escolas e centros universitários onde foram  realizadas as provas do certame, com o intuito de diminuir o tempo de resposta das ações bombeiro militar, em casos de intercorrências de urgência e emergência nos locais.

Por Patrick Marques, g1 AM