Lula diz que ligará para Trump se presidente americano não confirmar presença na COP30
Em viagem à França, brasileiro diz que EUA são país "rico" e "poluidor" que precisa participar da conferência do clima

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado que se Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, não confirmar sua presença na COP30, a conferência do clima da ONU em novembro no Brasil, ele telefonará "pessoalmente" para convencê-lo.
Em abril, os Estados Unidos anunciaram o fechamento do escritório que comandava a diplomacia climática do país, acenando com a possibilidade de uma ausência total da maior economia do mundo na cúpula prevista em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.
"Vamos fazer uma reunião separada de chefes de Estado dois dias antes de aprofundar o debate. Se Trump não confirmar que vem, vou ligar pessoalmente e dizer: a COP está aqui no Brasil. Vamos discutir este assunto", afirmou em entrevista coletiva em Paris.
"Os Estados Unidos são um país importante, é muito rico, mas também poluiu muito e ainda polui. Como é que não vai participar?", afirmou Lula, para quem "os grandes governantes" deveriam participar para "encontrar uma solução".
Trump é um notório cético da mudança climática e uma de suas primeiras medidas quando retornou ao poder em janeiro foi retirar de novo os EUA do Acordo de Paris contra o aquecimento global. Essa saída se tornara efetiva em janeiro de 2026.
Os preparativos para a COP-30 se aceleram em meio à polêmica do apoio que o governo Lula dá ao projeto de prospecção de petróleo na Margem Equatorial do país, perto da Foz do Amazonas, iniciativa fortemente criticada pelos ambientalistas.
Lula deu essas declarações durante uma viagem oficial à França, onde participa da cúpula da ONU para os Oceanos, em Nice.
Fonte: Globo.com