Governo Federal vai liberar recursos para famílias afetadas pelas fortes chuvas em Manaus

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, um decreto reconhecendo a situação de emergência na capital amazonense deve sair até esta terça (14).

Governo Federal vai liberar recursos para famílias afetadas pelas fortes chuvas em Manaus
Deslizamento de terra deixa vítimas em Manaus. — Foto: Semcom

O Governo Federal vai liberar recursos para atender famílias afetadas pelas fortes chuvas que resultaram em vários estragados em Manaus. Um das ocorrências mais grave foi deslizamento de terra que atingiu uma comunidade no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital, na noite desse domingo (12). Oito pessoas morreram na tragédia.


Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, um decreto reconhecendo a situação de emergência na capital amazonense deve sair até esta terça (14).

O ministério também disse que já deslocou uma equipe técnica até o local para agilizar o processo e liberar os recursos para atender a população atingida, o quanto antes.


O caso

O deslizamento de terra ocorreu durante a noite de domingo (12), após a forte chuva que atingiu Manaus.

Segundo o Prefeito de Manaus, David Almeida, no alto do barranco havia um lixeira viciada que, com a quantidade de água, pode ter sido fundamental para que a terra cedesse.

Até esta segunda, oito pessoas foram reconhecidas pelos familiares. São eles:


Jucicleia Barbosa de Lima, de 31 anos, foi identificada pela mãe, a aposentada Maria das Graças. A filha da vítima também morreu no deslizamento.


Heloiza Barbosa, de 7 anos, é filha de Julcicleia. A criança também foi retirada dos escombros e identificada pela avó, Maria das Graças. Mãe e filha serão veladas em uma igreja no bairro Jorge Teixeira, próximo ao local do deslizamento.


Cleberson Nunes Barbosa, de 34 anos, foi identificado pela família durante a madrugada.


Caleb Mendes Nunes, de 7 anos, foi encontrado morto no local. A vítima é filho de Cleberson. Pai e filho serão velados na Igreja Missionária de Aliança e Milagre, no bairro Jorge Teixeira, também nas proximidades de onde ocorreu a tragédia.


Rosmig Yelena Salazar, 43 anos, de origem venezuelana, morreu ao tentar sair da casa com o filho e sobrinhos.


Ilan Frango Corales, 35 anos, imigrante venezuelano, sobrinho de Rosming, morreu enquanto saía de casa com o filho. Morava na residência ao lado da tia.


Israel Jonniel Frango, 7 anos, filho de Ilan e sobrinho de Rosming, morreu enquanto saía de casa com o pai.


Dainelson Rosniel Alvorada, 4 anos, filho de Rosming, morreu ao lado da mãe, enquanto tentavam sair do local.
Desabrigados são levados para escola

Moradores que ficaram desabrigados após o deslizamento de terra serão alojados na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada na Avenida Itaúba, próximo ao local do deslizamento.


Por: G1 Amazonas