Universidade de Oxford terá curso de saúde global, o primeiro certificado no Brasil

Instituição britânica inaugurou no Rio de Janeiro sua primeira unidade nas Américas

Universidade de Oxford terá curso de saúde global, o primeiro certificado no Brasil
Prédio da Universidade de Oxford, no Reino Unido CNN/reprodução

Após inaugurar no Rio de Janeiro sua primeira sede nas Américas, a Universidade de Oxford, do Reino Unido, estrutura seu primeiro curso no país. Será em saúde global, ministrado em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Ele terá duração de quatro semanas e está previsto para começar no segundo semestre de 2022.

O curso é o primeiro com certificação nacional, oferecida pelo INC através do Ministério da Educação, e internacional, oferecido pelas Universidades de Oxford e de Siena, na Itália. Coordenadora do centro brasileiro da Universidade de Oxford, a infectologista Sue Ann Clemens ressalta a importância da cooperação entre as diferentes instituições científicas.

“É o primeiro curso de saúde global no Brasil com certificação por universidades de renome na Europa. Ele traz um encontro único de experts brasileiros e internacionais para debater sobre o assunto nos seus diferentes temas”, explica a pesquisadora.

Os detalhes para inscrição ainda não foram divulgados. Mas a coordenadora afirma que será aberto um link da parceria . O curso se destina a todo profissional e gestor de saúde pública.

Além da extensão, a universidade britânica, que desenvolveu uma das vacinas contra a Covid-19, produzida pelo laboratório anglo-sueco AstraZeneca, que transferiu tecnologia para a produção brasileira na Fiocruz, também vai participar de um projeto de pesquisa coordenado pelo INC, chamado de Renomica. O objetivo é mapear doenças vasculares hereditárias na população brasileira.

A sede da Universidade de Oxford fica na Avenida Beira Mar, no Centro do Rio, e conta com uma estrutura permanente de 15 profissionais, responsáveis por coordenar pesquisas em instituições de seis estados brasileiros.