Novo SUV da Renault: Boreal chega por R$ 179.990 e vai competir com Compass e Corolla Cross
Com motor turbo, porta-malas de 522 litros e central multimídia com Google nativo, o utilitário completa a linha de SUVs da marca francesa.

A Renault anunciou nesta terça-feira (14) a pré-venda do seu primeiro SUV de porte médio para o mercado brasileiro: o Boreal. Vendido em três versões, o preço inicial do carro é de R$ 179.990. (Veja mais abaixo os preços de cada uma das versões)
O novo SUV da Renault chega para disputar espaço com Jeep Compass, Ford Territory e Toyota Corolla Cross. Veja a faixa de preço dos rivais:
- Toyota Corolla Cross: de R$ 188.990 a R$ 219.890;
- Jeep Compass: de R$ 169.990 a R$ 264.990;
- BYD Song: de R$ 189.990 a R$ 299.800;
- CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive: R$ 169.990;
- GWM Haval H6: de R$ 199 mil a R$ 288 mil;
- Volkswagen Taos: de R$ 206.990 a R$ 231.990;
- Ford Territory: R$ 215 mil;
- Honda ZR-V: R$ 214.500.
Apresentado globalmente a partir do Brasil, o lançamento reforça a importância do país na estratégia internacional da Renault, e adiciona mais um concorrente ao segmento de SUVs — o que mais cresce no mercado nacional.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os SUVs já representam 53% das vendas no país, superando com folga qualquer outro tipo de veículo.
Com o Boreal, a marca francesa completa sua linha de SUVs:
- Atualmente, o Renault Kardian atua no segmento de entrada (categoria A), onde também concorrem o Fiat Pulse e o Volkswagen T-Cross.
- O Duster representa a Renault no segmento B, competindo com modelos como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Novo Chevrolet Tracker e os Volkswagen Nivus e T-Cross.
- Agora, o Boreal chega para atender o consumidor que busca um veículo espaçoso, com bom porta-malas, dentro do chamado segmento C dos utilitários esportivos.
Embora seja um modelo global, o Boreal será direcionado a mercados fora da Europa.
Na Europa, a Renault já oferece o Bigster, da Dacia (sua subsidiária no Leste Europeu), e o Koleos, voltado para a Europa Ocidental, com uma proposta mais sofisticada.
Produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, o Boreal será exportado para 17 países da América Latina.
O novo SUV médio da Renault chega em três versões diferentes, disponíveis em seis cores: Evolution, Techno e Iconic.
Veja abaixo os preços de partida de cada uma das versões:
- Boreal Evolution: R$ 179.990
- Boreal Techno: R$ 199.990
- Boreal Iconic: R$ 214.990
Confira os equipamentos de cada configuração.
Evolution:
- rodas de liga leve 18" design mountain na cor cinza;
- faróis full LED e lanternas com luzes de direção dinâmicas;
- assinatura luminosa com “welcome/good-bye sequence”;
- ar-condicionado automático e digital dual zone com saída de ar traseira;
- coluna de direção ajustável em altura e profundidade;
- console central elevado com compartimento refrigerado;
- quatro portas USB Tipo-C (duas na frente e duas na traseira);
- carregador de smartphone por indução;
- câmbio e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marcha);
- freio de estacionamento eletrônico;
- bancos e painéis de porta com acabamento premium preto e costura cinza;
- painel de instrumentos digital de 7”;
- multimídia OpenR de 10” com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio;
- Segurança: 6 airbags, limitador de velocidade, controle de velocidade adaptativo inteligente, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, alerta de distância segura, frenagem automática de emergência frontal e em curvas, sensor de fadiga, alerta de permanência em faixa, assistente de permanência em faixa, assistente de permanência em faixa em tráfego contrário, reconhecimento de placas de velocidade
- Banco traseiro bi-partido 60:40 com sistema “easy break”;
- Sistema com seis alto-falantes
- Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free;
- Opcionais: pacote teto bíton.
Techno com todos os equipamentos da versão evolution, mais:
- rodas de liga leve 18” design “mountain” na cor preta;
- barras de teto longitudinais;
- antena tubarão;
- faróis de neblina;
- painel de instrumentos digital 10” com replicação de mapa;
- multimedia OpenR de 10” com Google built-in (Google Maps, Google Play e Google Assistant) e mais de 100 apps disponíveis;
- My Renault app;
- manutenção conectada;
- Multi-sense com comando rotatório e 5 modos de condução Eco, Sport, Comfort, Perso (personalizável) e novo modo Smart;
- ambient lighting com 48 cores;
- bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico e ajuste lombar;
- Segurança: sensores de estacionamento dianteiro, sensores de estacionamento lateral, alerta de ponto cego, alerta de saída segura dos ocupantes, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa com intervenção para ponto cego;
- Opcionais: pacote teto bíton e pacote teto solar panorâmico.
A Iconic adiciona:
- rodas de liga leve 19” design “river” diamantadas;
- teto solar panorâmico elétrico com teto bíton preto;
- bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar, com funções massagem e memória para motorista;
- sistema de som premium Harman Kardon com 10 alto-falantes;
- bancos e painéis de porta com acabamento premium “deep blue”;
- porta traseira elétrica com função Hands-Free;
- Segurança: farol alto inteligente, câmera 360º com visão 3D, assistente de estacionamento semi-autônomo, active driver assist e assistente de parada de emergência.
Motorização
O Boreal já vem equipado com o motor 1.3 turbo de quatro cilindros, também utilizado no Duster e na picape Oroch. Esse propulsor entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
Em termos de torque, o desempenho é semelhante ao do Jeep Compass, que também utiliza um motor 1.3 turbo da Stellantis. No entanto, tanto o Compass quanto o Toyota Corolla Cross entregam mais potência, com 176 cv e 177 cv, respectivamente.
Vale destacar que o SUV da Toyota, líder de vendas na categoria no acumulado do ano, é o único que ainda não adotou o "downsizing" — tendência que reduz o tamanho do motor e adiciona turbocompressor para melhorar a eficiência no consumo de combustível.
As versões também já contam com transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/j/9/7eM2nNQBKA84QXvpFsgA/r-boreal-2k-16x9-f09.jpg)
O Renault Boreal é equipado com transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas — Foto: Divulgação | Renault
Embora o motor 1.3 turbo apresente bom desempenho no Duster e na Oroch, ainda não se sabe como ele se comportará no Boreal. O alerta é o caso do Compass, que utiliza o mesmo motor do Renegade: enquanto oferece desempenho empolgante no modelo menor, não impressiona tanto no SUV médio.