Anvisa anuncia criação de Comitê Técnico para emergência de varíola dos macacos

Segundo agência, atuação do grupo "permitirá ações coordenadas e céleres para salvaguardar a saúde pública"

Anvisa anuncia criação de Comitê Técnico para emergência de varíola dos macacos
Vista da fachada da Anvisa em Brasília FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO (19.jan.2022)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (27), a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox (varíola dos macacos).

Segundo a agência reguladora, atuação do grupo “permitirá ações coordenadas e céleres para salvaguardar a saúde pública”.

O comitê deve integrar as áreas de pesquisa clínica, registro, boas práticas de fabricação e farmacovigilância, além de terapias avançadas, para diálogo com profissionais da saúde e a comunidade científica.

“A equipe técnica atuará com orientações sobre protocolos de ensaios clínicos e discutindo com os desenvolvedores sobre ensaios clínicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença causadora da emergência de saúde pública”, explica o comunicado divulgado pela Anvisa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou no último sábado (23) a doença como uma emergência de saúde pública global. “Acreditamos que isso possa mobilizar o mundo a agir em conjunto. Precisamos de coordenação e solidariedade para que sejamos capazes de controlar a varíola dos macacos”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, na ocasião.

A Anvisa informou que a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox será efetivada através da publicação de uma Portaria Conjunta de suas diretorias 2, 4 e 5.

Por: CNN Brasil