Autazes estará toda com iluminação de LED, na Festa do Leite

Autazes estará toda com iluminação de LED, na Festa do Leite
FOTO: Júnior Silva

A 24ª edição da tradicional Festa do Leite, no município de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus), vai contar, pela primeira vez, com iluminação em LED, dando um toque especial ao evento. O sistema proporciona mais luminosidade, menor custo e redução de impacto ao meio ambiente. O evento acontece a partir desta quinta-feira (28/07).

O Parque de Exposição Jair de Menezes Tupinambá e a Praça Otaviano de Melo, no município, estarão totalmente iluminados com LED, que avança também para outras áreas da cidade.

O município é um dos contemplados pelo Ilumina+ Amazonas, programa de modernização da iluminação pública no interior, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado. Autazes receberá 2,4 mil pontos luminosos que vão beneficiar toda área urbana.

“A iluminação em LED tem causado um impacto muito grande e positivo nos municípios, porque quanto mais iluminada é a área pública, mais segura a população se sente. Então, realizar a Festa do Leite já com o novo sistema, é garantir o bem-estar dos comerciantes, turistas e moradores de Autazes”, afirma o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

Foto: Junior Silva

O comerciante João Gamboa, de 57 anos, está aguardando, ansioso, pela chegada da iluminação em LED na rua do seu estabelecimento, localizado bairro Santa Luzia, onde os trabalhos estão avançando e vão alcançar todas as vias.

“A gente já viu a rua principal, ficou muito linda. Essa é uma novidade que vai ficar permanente e as pessoas que vêm para a Festa do Leite vão ver. Estou maravilhado. A gente se sente em uma capital, uma cidade evoluída. A gente se sente emocionado até”, conta o comerciante.

Além da expectativa pelo novo sistema, João Gamboa relata que já foi assaltado duas vezes e espera que com mais luminosidade também iniba a ação de criminosos. A escuridão das ruas e a quantidade de postes sem lâmpadas eram reclamações constantes dos moradores de Autazes.

Expansão

Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados com a iluminação em LED até o final deste ano. O município de Maués foi o primeiro a ser contemplado com o sistema, pela substituição de 100% dos pontos de iluminação pública por luminárias de LED, em 2019. A cidade recebeu os trabalhos na época de implantação do Prosai Maués, e serviu de projeto piloto para o lançamento do programa de modernização da iluminação pública.

A festa

Realizada desde 1993, a Festa do Leite movimenta a cidade entre esta quinta-feira (28/07) e domingo (31/07). Moradores e visitantes poderão conhecer a qualidade dos produtos derivados do leite produzido na cidade, como queijo, manteiga, iogurte, bebida láctea, requeijão, doce de leite e ricota. O evento contará com apresentações culturais e exposição agropecuária.