Americana sofre da rara 'Síndrome de Arlequim': só metade do rosto fica vermelha quando ela faz exercícios
Outra metade da face de Sydney Patrice permanece pálido e completamente seca

Sydney Patrice, um fisioterapeuta de Baltimore (EUA) de 26 anos, viralizou com um vídeo no TikTok no qual explicou que apenas metade do seu rosto fica vermelho e suado durante exercícios — enquanto o outro lado permanece pálido e completamente seco.
"Um dos nervos foi afetado numa cirurgia no pescoço no ano passado. E agora, sempre que corro, apenas metade do meu rosto fica vermelho", comentou.
A condição é conhecida como "Síndrome de Arlequim", em referência a um personagem cômico, frequentemente um servo esperto e acrobático, conhecido por sua máscara ou pintura facial que muitas vezes ocupa só a metade do rosto (ou é usada de forma assimétrica) e traje feito de retalhos coloridos em forma de losango. Arlequina, cujo nome original é Harleen Frances Quinzel, é uma personagem fictícia da DC Comics que geralmente aparece como inimiga do Batman.
A neurocirurgiã Betsy Grunch explicou, de acordo com o "NY Post", do que se trata:
"As pessoas têm uma cadeia simpática em cada lado e cada uma supre um lado do rosto. Então, se houver dano em um lado, afetará esse lado".
Embora seja um risco conhecido na cirurgia cervical anterior — na qual os médicos operam a parte da coluna que fica no pescoço, acessando-a pela frente —, é um quadro extremamente raro.
Estima-se que a "Síndrome de Arlequim" afete menos de 1.000 pessoas nos EUA, de acordo com a Cleveland Clinic. A condição foi descrita pela primeira vez na literatura médica em 1988.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/p/R/H9uWt8TcWnckGNsBBgAw/blog-harlequin-3.jpg)
Pessoas com a 'Síndrome de Arlequim' — Foto: Reprodução
A síndrome de Arlequim é geralmente uma condição temporária e benigna, mas os sintomas podem se tornar permanentes em algumas situações, de acordo com Betsy.