'Vidro no pulmão': especialista explica doença contraída por Zé Neto

Cantor sertanejo publicou nas redes sociais que está terminando tratamento para doença pulmonar, mas que está bem. Pneumologista de São José do Rio Preto (SP) explicou sobre as causas e diagnóstico.

'Vidro no pulmão': especialista explica doença contraída por Zé Neto
Cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano — Foto: Reprodução

O cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, foi diagnosticado com uma doença pulmonar que ele atribui ao uso de cigarro eletrônico.

Segundo a assessoria de imprensa do cantor, Zé Neto apresenta "foco de vidro no pulmão", que causa falta de ar para cantar.

O sertanejo teve uma alteração na tomografia chamada de vidro fosco. O g1 conversou com o médico pneumologista Rafael Musolino, de São José do Rio Preto (SP), que explicou sobre suas possíveis causas, o diagnóstico e os sintomas.

"Vidro fosco é uma alteração vista na tomografia de tórax. É uma alteração que aparece secundária a alguma inflamação pulmonar. Ela pode ser causada por uma infecção, como a Covid, e pode ser secundária a alguma agressão ao pulmão, como o uso do cigarro eletrônico", explica.

Segundo o especialista, o tratamento da doença depende da causa. No caso do cantor Zé Neto, ele atribuiu o foco de vidro ao uso de cigarro eletrônico, de acordo com um vídeo publicado nas redes sociais na madrugada de quarta-feira (22) (veja abaixo).

"De maneira geral o cigarro eletrônico contém nicotina e outras substâncias na sua composição. O uso excessivo no curto prazo pode causar inflamação pulmonar. A longo prazo pode causar asma, bronquite, inflamação. Existem algumas substâncias, como metais pesados, que podem aumentar o risco de câncer", afirma.

O pneumologista afirma que o usuário pode desenvolver o vício e apresentar tosse, cansaço e dificuldade para respirar. Também é possível que desenvolva pneumonite, asma e bronquite.

"Possivelmente até câncer, no caso do uso a longo prazo. Mas não se tem uma certeza ainda, já que a droga é nova."

Apesar do diagnóstico, a assessoria de imprensa do cantor afirmou que o caso dele não é grave e nenhum show precisou ser adiado ou cancelado.

"Está tudo bem e realmente passei por problema sério no pulmão devido ao cigarro eletrônico. Quem mexe com essa bosta, para com isso porque faz mal. Obrigada por quem rezou por mim, desejaram coisas boas por mim. Está tudo bem", disse o cantor na internet.

Fonte: G1