Twitter testa função de editar publicações e anuncia nova ferramenta

"Roda" permite que apenas um grupo limitado de amigos possa ver publicações

Twitter testa função de editar publicações e anuncia nova ferramenta
Foto: Divulgação

Twitter anunciou nesta quinta-feira (1) no perfil oficial da empresa na rede social que começou a testar a função de editar publicações. Ainda não há previsão de quando esse recurso estará disponível aos usuários.

"Se você ver um tweet editado é porque nós estamos testando um botão de editar. Isto está acontecendo e você ficará bem", diz mensagem publicada pela empresa. Se essa função passar nos testes e for liberada, será uma das maiores mudanças no funcionamento da rede social, que até então não permite que os internautas possam alterar tweets publicados. O recurso já vinha sendo solicitado há algum por parte dos usuários.

Até o momento, a maior mudança sofrida no Twitter ocorreu em 2017, quando o número máximo de caracteres aumentou de 140 para 280.

Função roda

Na terça-feira (30), o Twitter anunciou no perfil brasileiro da empresa o lançamento do recurso chamado roda. A partir dele, os internautas podem publicar tweets para um grupo de amigos selecionados. Desde maio o recurso estava disponível, mas em uma versão de teste (fase beta).

"Isso não é um teste! Todas as pessoas podem criar as suas rodinhas. Repito, isso não é um teste. Você também já pode ter a sua Roda do Twitter! ", diz a mensagem.

Com a nova ferramenta, os internautas podem criar uma lista com até 150 contatos. Esses nomes selecionados poderão interagir e visualizar as publicações do usuário. Uma das consequências do uso desse recurso é que nesse caso, a opção de retuitar (compartilhar) fica desabilitada.

Uma das vantagens da roda é que o usuário pode alterar a lista, adicionando ou retirando contatos, a qualquer momento.

Quando algum contato que não estiver na lista visualizar algum tweet, ele receberá o seguinte aviso: "Somente as pessoas na Roda do Twitter de @ (nome do usuário) podem ver este tuíte".

Como o recurso ainda é novo, a empresa alertou que a função pode apresentar alguns erros inicialmente. "Vocês gostaram mesmo da Roda do Twitter, né? Como muitas pessoas estão criando as suas, pode ser que este primeiro acesso demore um pouco. Já estamos de olho nisso e, em breve, todo mundo poderá Tweetar para a rodinha", informou.

Fonte: GZH