TSE pede a PF que investigue filiação de Lula ao PL, partido de Bolsonaro

Pela inscrição feita, Lula estava desligado do PT e filiado ao PL desde julho do ano passado.

TSE pede a PF que investigue filiação de Lula ao PL, partido de Bolsonaro
Presidente Lula — Foto: Ton Molina/Fotoarena/Agência O Globo

O Tribunal Superior Eleitoral pediu que a Polícia Federal investigue um caso de filiação do presidente Lula ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A suspeita é de cometimento de crimes, já que a inscrição do petista no PL foi feita por alguém se passando pelo presidente ou que tenha tido acesso a dados dele. Pela inscrição feita, Lula estava desligado do PT e filiado ao PL desde julho do ano passado.

A Polícia Federal ainda não recebeu oficialmente o comunicado do TSE pedindo a apuração, mas assim que receber o despacho deve abrir um inquérito.

A decisão do TSE foi tomada após um questionamento feito à corte pelo jornal O Globo, que queria entender porque o nome de Lula aparecia filiado ao PL de São Bernardo do Campo e não mais ao PT, partido do qual inclusive é fundador. Uma apuração interna da corte concluiu inicialmente que não houve ataque ou falha de programação no sistema de filiação partidária. O TSE descobriu ainda que a filiação do petista ao PL foi feita por uma advogada do próprio PL.

A senha do sistema de filiação fica com os partidos, que podem repassar aos advogados para a realização dos serviços e da filiação de políticos. Segundo os dados do sistema, chamado FILIA, a mesma advogada realizou ainda mais de 75 mil ações no sistema, havendo indícios de que as credenciais em questão não estão de posse somente de seu titular. Ainda segundo o TSE, é possível que várias pessoas, ou mesmo robôs, estejam usando tais credenciais no processo de gestão do sistema de filiação partidária.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, considerando o fato notório de que o presidente Lula é integrante do Partido dos Trabalhadores, tornou sem efeito a filiação dele ao PL. Embora parece ter sido um brincadeira, o responsável pode ser enquadrado no Código Eleitoral no artigo que trata do crime de falsidade ideológica, é o que explica o advogado Guilherme de Salles Gonçalves, especialista em Direito Eleitoral.

A reportagem CBN tentou contato com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, mas não teve resposta Ao jornal O Globo, Costa Neto classificou o episódio como grande bobagem e disse que também vai pedir apuração do caso, porque entende que algum hacker pode ter usado a senha do PL para fazer a filiação de Lula.

Fonte: CBN