Stellantis vai usar R$ 13 bilhões para produzir híbridos em Pernambuco

Investimento também será usado para, no futuro, fabricar um carro elétrico no Brasil

Stellantis vai usar R$ 13 bilhões para produzir híbridos em Pernambuco
Fábrica da Stellantis em Goiana (Pernambuco) produz Jeep, Fiat e Ram — Foto: Divulgação

Stellantis começa, aos poucos, a detalhar o destino dos R$ 30 bilhões de investimento no Brasil anunciados recentemente para o período 2025-2030. Quase metade deste aporte, cerca de R$ 13 bilhões, será usado na fábrica da Jeep em Goiana (PE), que produz os Jeep RenegadeCompassCommander, além das picapes Ram Rampage e Fiat Toro. O objetivo principal é "o lançamento de novos produtos e desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade", diz o comunicado.

Isso se traduz em diversos carros, plataformas e motorizações híbridas flex já anunciados anteriormente. O grupo, que detém as marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot, Ram e Abarth, trabalha em três tecnologias deste tipo, batizada de Bio-Hybrid: os híbridos leves de 12V, em produtos com motor 1.0 turbo, e os híbridos plenos e híbridos plug-in, em automóveis equipados com o 1.3 turbo.

A plataforma Bio-Hybrid da Stellantis — Foto: DivulgaçãoA plataforma Bio-Hybrid da Stellantis — Foto: Divulgação

Ainda segundo o comunicado, o montante será usado para a expansão da cadeia de fornecedores. Emanuelle Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, revelou que atualmente há 38 fornecedores locais, porém o objetivo a chegar a 100 (mas sem prazo definido). De acordo com o executivo, a unidade fabril no Nordeste tem índice de nacionalização dos automóveis pouco abaixo de 80%. Toda esta conjuntura visa melhorar a competitividade, principalmente, para enfrentar as marcas chinesas que têm conquistado grande espaço no Brasil. A capacidade total do polo industrial permanecerá em 280 mil unidades/ano.

A Stellantis também confirmou que vai produzir um carro elétrico em Pernambuco. Cappellano, no entanto, ainda é cauteloso e diz que é "o mercado que vai dizer" se há espaço para a manobra ousada e que fazer um carro elétrico custa R$ 50 mil a mais que um modelo a combustão.

E os outros R$ 17 bilhões?

Chamado pela Stellantis de “maior plano de investimentos da história da indústria automotiva no Brasil e na América do Sul”, o restante do aporte (ou seja, R$ 17 bilhões) serão distribuídos entre todas as fábricas do grupo no Brasil: em Betim (MG) e Porto Real (RJ). O detalhamento da quantia deve ser revelado ao longo de 2024. Para a Argentina, há um investimento de R$ 2 bilhões que serão destinados às unidades de General Pacheco (de onde vem o Fiat Cronos) e El Palomar (que produz o Peugeot 208 e futuramente o SUV 2008).

Vale lembrar que os lançamentos no decorrer deste anoainda são frutos de uma rodada de investimentos feita anteriormente, de R$ 16 bilhões, e que se encerra no dia 31 de dezembro. A Stellantis prometeu dez novos carros no Brasil (e na região) ainda em 2024, sendo que três deles (Fiat Titano e novos Jeep Compass e Commander) já chegaram às lojas.

Fonte: Auto Esporte