MP do DF apresenta denúncia contra Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude esportiva e estelionato
Além do atacante, irmão dele, a cunhada e uma prima também foram denunciados pelos mesmos crimes. Cabe ao Tribunal de Justiça do DF aceitar ou não a denúncia

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) apresentou, nesta quarta-feira, denúncia contra o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude esportiva e estelionato. Além dele, um irmão do jogador, a cunhada e uma prima também foram denunciados pelos mesmos crimes. Agora, cabe ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acatar ou não a denúncia e tornar os denunciados réus em um processo. A informação foi publicada pelo Portal Léo Dias e confirmada pelo ge.
A reportagem do ge entrou em contato com o Flamengo e com a defesa de Bruno Henrique. Ambos informaram que não iriam se manifestar.
A denúncia, à qual o ge teve acesso, baseia a acusação de que Bruno Henrique agiu deliberadamente para ser punido com um cartão no jogo entre Flamengo e Santos, disputado em Brasília, no Brasileirão de 2023.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), responsável pela investigação, o atacante informou o irmão, Wander Nunes Pinto Júnior, de que cometeria a infração, o que permitiu que Wander fizesse uma aposta prévia na punição a Bruno Henrique.
Ainda de acordo com a investigação, o irmão do atacante rubro-negro repassou a informação a outras pessoas, também denunciadas pelo MPDFT (confira a lista abaixo), permitindo que apostas de que Bruno Henrique seria advertido com um cartão na partida, realizada em 1º de novembro de 2023.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/a/C/W8bdlwRYyOn1ck5skeVQ/whatsapp-image-2025-06-11-at-19.56.21.jpeg)
Trecho da denúncia afirma que Bruno Henrique agiu deliberadamente para receber cartão em jogo do Brasileirão de 2023 — Foto: Reprodução
O MPDFT embasou a denúncia em trocas de mensagens obtidas nos telefones de Bruno Henrique e do irmão, que foram periciados após cumprimento de mandado de busca e apreensão, ocorrido em novembro de 2024.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/H/w/tzEm04RKSiDWSeFrGDGA/whatsapp-image-2025-06-11-at-20.01.14.jpeg)
Trocas de mensagens entre Bruno Henrique e o irmão embasaram denúncia contra o atacante — Foto: Reprodução
Inicialmente, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) arquivou a denúncia na esfera esportiva contra Bruno Henrique. Com o caso ganhando novos elementos na Justiça Comum, a investigação no STJD foi desarquivada e o atacante do Flamengo prestou depoimento no dia 29 de maio. O STJD tem 60 dias para se manifestar se apresenta ou não denúncia contra o jogador rubro-negro.
No último mês de maio, a defesa de Bruno Henrique entrou com um pedido de anulação do processo contra o atacante na Justiça do DF. Em novembro, pouco depois da conquista da Copa do Brasil, o atacante negou o envolvimento com a suposta manipulação da partida contra o Santos.
— Sim (sou inocente). Recebi (a operação) de uma forma agressiva. Não esperava da forma que foi, mas acredito na justiça lá de cima. Deus é um cara que sempre sabe. Minha vida, minha trajetória, desde quando comecei a jogar futebol...Deus sempre foi comigo. E, cara, eu estou tranquilo em relação a isso. As pessoas que estão aí nessa batalha comigo, eu só peço que a justiça seja feita e separar fora de campo com dentro de campo — garantiu.
Confira abaixo a lista de todos os denunciados por fraude esportiva e estelionato:
- Bruno Henrique, atacante do Flamengo
- Wander Nunes Pinto Júnior, irmão de Bruno Henrique
- Ludymilla Araújo Lima, cunhada de Bruno Henrique
- Poliana Ester Nunes Cardoso, prima de Bruno Henrique
- Claudinei Vitor Mosquete Bassan, conhecido de Wander
- Rafaela Cristina Elias Bassan
- Henrique Mosquete do Nascimento
- Andryl Sales Nascimento dos Reis
- Max Evangelista Amorim
Fonte: Globo Esporte