MP do DF apresenta denúncia contra Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude esportiva e estelionato

Além do atacante, irmão dele, a cunhada e uma prima também foram denunciados pelos mesmos crimes. Cabe ao Tribunal de Justiça do DF aceitar ou não a denúncia

MP do DF apresenta denúncia contra Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude esportiva e estelionato
Lucas Braga e Bruno Henrique em Flamengo x Santos — Foto: Mateus Bonomi/AGIF

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) apresentou, nesta quarta-feira, denúncia contra o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude esportiva e estelionato. Além dele, um irmão do jogador, a cunhada e uma prima também foram denunciados pelos mesmos crimes. Agora, cabe ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acatar ou não a denúncia e tornar os denunciados réus em um processo. A informação foi publicada pelo Portal Léo Dias e confirmada pelo ge.

A reportagem do ge entrou em contato com o Flamengo e com a defesa de Bruno Henrique. Ambos informaram que não iriam se manifestar.

A denúncia, à qual o ge teve acesso, baseia a acusação de que Bruno Henrique agiu deliberadamente para ser punido com um cartão no jogo entre Flamengo e Santos, disputado em Brasília, no Brasileirão de 2023.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), responsável pela investigação, o atacante informou o irmão, Wander Nunes Pinto Júnior, de que cometeria a infração, o que permitiu que Wander fizesse uma aposta prévia na punição a Bruno Henrique.

Ainda de acordo com a investigação, o irmão do atacante rubro-negro repassou a informação a outras pessoas, também denunciadas pelo MPDFT (confira a lista abaixo), permitindo que apostas de que Bruno Henrique seria advertido com um cartão na partida, realizada em 1º de novembro de 2023.

Trecho da denúncia afirma que Bruno Henrique agiu deliberadamente para receber cartão em jogo do Brasileirão de 2023 — Foto: Reprodução

Trecho da denúncia afirma que Bruno Henrique agiu deliberadamente para receber cartão em jogo do Brasileirão de 2023 — Foto: Reprodução

O MPDFT embasou a denúncia em trocas de mensagens obtidas nos telefones de Bruno Henrique e do irmão, que foram periciados após cumprimento de mandado de busca e apreensão, ocorrido em novembro de 2024.

Trocas de mensagens entre Bruno Henrique e o irmão embasaram denúncia contra o atacante — Foto: Reprodução

Trocas de mensagens entre Bruno Henrique e o irmão embasaram denúncia contra o atacante — Foto: Reprodução

Inicialmente, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) arquivou a denúncia na esfera esportiva contra Bruno Henrique. Com o caso ganhando novos elementos na Justiça Comum, a investigação no STJD foi desarquivada e o atacante do Flamengo prestou depoimento no dia 29 de maio. O STJD tem 60 dias para se manifestar se apresenta ou não denúncia contra o jogador rubro-negro.

No último mês de maio, a defesa de Bruno Henrique entrou com um pedido de anulação do processo contra o atacante na Justiça do DF. Em novembro, pouco depois da conquista da Copa do Brasil, o atacante negou o envolvimento com a suposta manipulação da partida contra o Santos.

— Sim (sou inocente). Recebi (a operação) de uma forma agressiva. Não esperava da forma que foi, mas acredito na justiça lá de cima. Deus é um cara que sempre sabe. Minha vida, minha trajetória, desde quando comecei a jogar futebol...Deus sempre foi comigo. E, cara, eu estou tranquilo em relação a isso. As pessoas que estão aí nessa batalha comigo, eu só peço que a justiça seja feita e separar fora de campo com dentro de campo — garantiu.

Confira abaixo a lista de todos os denunciados por fraude esportiva e estelionato:

  • Bruno Henrique, atacante do Flamengo
  • Wander Nunes Pinto Júnior, irmão de Bruno Henrique
  • Ludymilla Araújo Lima, cunhada de Bruno Henrique
  • Poliana Ester Nunes Cardoso, prima de Bruno Henrique
  • Claudinei Vitor Mosquete Bassan, conhecido de Wander
  • Rafaela Cristina Elias Bassan
  • Henrique Mosquete do Nascimento
  • Andryl Sales Nascimento dos Reis
  • Max Evangelista Amorim

Fonte: Globo Esporte