Morre aos 74 anos Marcelo Beraba, referência no jornalismo da Folha

Jornalista foi ombudsman, comandou grandes coberturas e idealizou a criação da Abraji

Morre aos 74 anos Marcelo Beraba, referência no jornalismo da Folha
O jornalista Marcelo Beraba, ex-ombudsman e Secretário de Redação da Folha - Bruno Santos/Folhapress

Morreu, nesta segunda-feira (28), Marcelo Beraba, referência do jornalismo da Folha, aos 74 anos. Ele estava internado no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, onde tratava um câncer no cérebro.

Em sua primeira passagem pela Folha, nos anos 1980, Beraba foi um dos responsáveis por estruturar as coberturas da Redação, ajudando a viabilizar então recém-implementado projeto editorial do jornal, crítico, pluralista e apartidário.

O jornalista comandou grandes coberturas, orientou reportagens investigativas e estimulou o surgimento de novos talentos. Em quase três décadas no jornal, foi repórter, diretor da sucursal do Rio de Janeiro, editor de política e do suplemento Diretas-Já, além de Secretário de Redação, ombudsman e repórter especial.

Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Antes de se aposentar em 2019, ocupou os cargos de diretor da sucursais do Rio de Janeiro de Brasília e de editor-chefe do jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou por 11 anos.

Fonte: Folha de S.Paulo