Lula embarca para os EUA acompanhado de sete ministros

Presidente irá aos EUA para participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Lula embarca para os EUA acompanhado de sete ministros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • 22/4/2025 - Reuters/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (21) para os Estados Unidos (EUA) para participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A assembleia ocorre entre os dias 22 e 24 de setembro em Nova York.

Lula será acompanhado pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Camilo Santana (Educação), Marina Silva (meio ambiente), Márcia Lopes (Mulheres), Jader Barbalho (Cidades), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública). As autorizações de viagem foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

A comitiva final foi definida após uma série de dificuldades e restrições impostas pelos Estados Unidos para a liberação dos vistos de alguns ministros e integrantes do governo.

A comitiva foi montada pensando em apresentar prioridades da política externa brasileira. Além disso, Lula deve participar de encontros que discutem desde o cenário na Palestina até a crise climática, em preparação para a COP30 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima), que ocorre em Belém em novembro.

Ministros com vistos suspensos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desistiu de viajar após o governo de Donald Trump estabelecer restrição ao seu deslocamento em Nova York.

Em carta enviada aos países membros da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), ele culpa as restrições impostas pelo governo norte-americano.

"Fui informado, nesta quinta-feira (18), da postura do governo dos Estados Unidos de restringir a minha circulação no país a poucos quarteirões de Nova York, o que impede a minha ida a Washington, em flagrante desacordo com o Acordo de Sede", escreveu Padilha em carta.

Fonte: CNN