Lucro da BYD dispara e montadora vende 2,15 milhões de carros este ano

Expansão agressiva no mercado internacional garante alta de 33% nas vendas e de 23% na receita, apesar de resultados fracos da empresa no mercado doméstico chinês em meio a guerra de preços

Lucro da BYD dispara e montadora vende 2,15 milhões de carros este ano
A chinesa BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo — Foto: Bloomberg

O lucro da chinesa BYD subiu 14% no primeiro semestre, impulsionado pela forte demanda por seus veículos elétricos e por uma expansão agressiva nos mercados internacionais, enquanto a empresa tenta superar ventos contrários no mercado doméstico.

O lucro líquido totalizou 15,5 bilhões de yuans (US$ 2,2 bilhões ou R$ 11, 9 bilhões) nos seis meses encerrados em 30 de junho, informou a montadora em comunicado nesta sexta-feira. A receita avançou 23%, para 371,3 bilhões de yuans (US$ 52 bilhões ou R$ 281,8 bilhões), segundo a empresa.

O bom começo de ano da BYD dá lugar agora a um segundo semestre mais desafiador. Os grandes descontos aplicados pela montadora no fim de maio colocaram-na no centro de um ajuste no setor, já que Pequim busca conter a guerra de preços que, teme-se, pode prejudicar o valor das marcas e pressionar financeiramente até mesmo as empresas mais capitalizadas.

Até agora, a campanha teve efeito limitado: as principais marcas de automóveis, incluindo a própria BYD, mantiveram os descontos, aumentaram-nos ou apenas os reduziram levemente em julho. Mas a iniciativa acendeu um alerta no setor, deixando as montadoras em busca de cumprir suas metas anuais de vendas sem recorrer a uma de suas armas mais poderosas.

Atualmente maior fabricante de veículos elétricos do mundo, a BYD vendeu um total de 2,15 milhões de veículos — somando modelos 100% elétricos e híbridos plug-in — no primeiro semestre, alta de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse volume representa menos da metade de sua meta anual de 5,5 milhões de unidades.

A montadora também registrou uma mudança notável no mercado doméstico no segundo trimestre. Enquanto os veículos 100% elétricos continuaram crescendo fortemente, as vendas de híbridos recuaram em relação ao ano passado.

Isso tornou a expansão internacional da BYD cada vez mais importante. A unidade da empresa na Tailândia exportou veículos elétricos para a Europa pela primeira vez, incluindo para o Reino Unido, Alemanha e Bélgica, segundo a agência de notícias Xinhua.

Apesar dos desafios da BYD, analistas estão otimistas em relação às perspectivas da companhia.

A queda nas vendas em julho foi atribuída à demanda doméstica mais fraca durante a baixa temporada de verão, à prioridade da BYD em normalizar os estoques nos canais de distribuição e a uma disciplina mais rígida de preços, escreveram analistas do HSBC liderados por Yuqian Ding em nota.

Essas medidas, embora coloquem pressão temporária nos volumes de vendas, devem trazer benefícios de longo prazo e apoiar uma expansão mais sustentável das margens à frente, afirmaram.

Fonte: Globo.com