Influenza em alta: Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações em todo o país
Internações atingem os níveis de moderados a altos em alguns estados das regiões Norte e Centro-Sul e também no Ceará

Com o vírus da influenza em grande circulação pelo país, boa parte dos estados vive um cenário de aumento nas hospitalizações pela doença.
Segundo o boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta terça-feira (8), as hospitalizações atingem os níveis de moderados a altos em alguns estados das regiões Norte e Centro-Sul e também no Ceará.
O aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já havia feito com que cidades em ao menos três estados brasileiros decretassem emergência em saúde pública no início do mês.
O levantamento da Fiocruz mostra que, apesar do indicativo de interrupção do crescimento das infecções por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças, a influenza segue em alta.
"A gente continua observando um crescimento das hospitalizações pelo vírus da influenza A em muitos estados do país, sendo que essas internações atingem principalmente jovens, adultos e idosos", destaca Tatiana Portella, pesquisadora do InfoGripe.
Estados com casos em alta
O boletim destaca, em sua mais recente atualização, que 13 unidades federativas apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco:
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraná
- Pará
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins
Nesses locais, segundo a Fiocruz, há um sinal de crescimento nos casos e, consequentemente, nas hospitalizações ao longo das próximas semanas.
Apesar de as infecções por VSR ainda serem as mais prevalentes entre os casos positivos nas últimas quatro semanas epidemiológicas, com 55,7%, a influenza A surge com o segundo vírus com o maior número de casos nesse período (26,7%).
Sintomas da influenza
A infecção pelo vírus da influenza, popularmente conhecida como gripe, costuma ter sintomas bastante intensos, capazes de derrubar o paciente.
????Entre os principais sintomas da doença estão:
- Espirros
- Tosse
- Dor de garganta
- Dor no corpo
- Febre
- Fadiga
- Falta de apetite
Por normalmente se tratar de quadros que impossibilitam que a pessoa siga com a rotina, os médicos explicam que o repouso e a hidratação são grandes aliados. Além disso, remédios que combatem os principais sintomas também podem ajudar no processo de recuperação.
Eles indicam que, caso o cenário não evolua dentro de alguns dias, é indicado que o paciente procure um médico para evitar que a gripe evolua para uma pneumonia, por exemplo.
Por fim, a vacinação contra a doença, que começou no início de abril, é fundamental para evitar hospitalizações e quadros mais graves da doença.
Fonte: G1