Ibovespa fecha em alta aos 133 mil pontos

Investidores do Ibovespa seguiram atentos em Brasília, na expectativa por novas medidas de ajuste fiscal que devem ser anunciadas por Haddad

Ibovespa fecha em alta aos 133 mil pontos
Foto: Pixabay

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (26). Dessa forma, o anti penúltimo pregão da B3 foi protagonizado pela alta das ações de commodities, embaladas pelos ganhos do petróleo e do minério no exterior. Investidores seguiram atentos em Brasília, na expectativa por novas medidas de ajuste fiscal que devem ser anunciadas por Haddad.

Segundo a análise de Leonardo Piovesan, CNPI e analista fundamentalista da Quantzed, casa de análise e empresa de tecnologia e educação para investidores, hoje foi um dia de pouca liquidez nos mercados com bolsa subindo e juros futuros caindo.

Além disso, investidores tem visto dados positivos de inflação lá fora. Inflação vindo abaixo do esperado e outros dados econômicos mais fracos. Então isso tem ajudado lá nos Estados Unidos, de duas formas, fazendo as bolsas subirem e juros de longo prazo caírem. Então a gente tem os juros de 10 anos saindo do patamar de 5% ali na metade de outubro para abaixo de 4% agora, o que é bem relevante.

Também há uma expectativa de que o Fed comece a cortar juros mais rápido, agora no primeiro trimestre, algo que antes era esperado só mais pro segundo, terceiro trimestre. Então esse alívio de juros, tanto juros curtos como juros longos, tem feito as bolsas andarem lá e isso acaba ajudando aqui. Então aqui certamente a gente está sendo beneficiado por esse movimento de juros e bolsa andando lá.

E aqui no Brasil, a gente não tem visto notícias, surpresas negativas vindas de Brasília, já que o Congresso entra em recesso, então isso geralmente acaba ajudando os mercados. Essa pauta política tem incomodado bastante o mercado. E nesse fim de ano a gente tem um Congresso parado sem notícias negativas. Então, o movimento de juros lá fora tem feito a bolsa andar, mas mais relevante ainda, que é fazer os juros aqui caírem.

A queda da Selic também faz a bolsa aqui subir. E também a gente tem visto alguns dados econômicos aqui do Brasil melhores do que esperado, dados de inflação um pouco mais positivos, uma economia um pouco mais fraca, o que também faz a expectativa de os juros caírem mais rápido aumente, o que acaba fazendo a bolsa subir também. Enfim, é um conjunto de movimentos favoráveis que tem feito a bolsa andar e os juros caírem aqui.

Entre as principais altas de hoje, temos a PetroRecôncavo, que está subindo por causa do preço do petróleo, que sobe lá fora. Hoje as petroleiras estão subindo bem por causa dessa alta no petróleo, inclusive a Petrobras. CMIN3 também em alta acompanhando o minério de ferro, que fechou em alta. VALE também sobe com a alta do minério de ferro. Com isso, as commodities colaboram em peso para essa alta do Ibovespa hoje.

Da parte de quedas, temos SOMA e Renner. MP 1185 prevê a retirada de benefício fiscal para algumas empresas do setor de varejo. E essas empresas de vestuário são as mais afetadas. Então acredito que esse setor está mais fraco por conta desse risco dessas empresas perderem benefícios com a MP.

Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices

  • Ibovespa: 133.532,92 (+0,59%)
  • S&P 500: 4.774,53 (+0,42%)
  • Nasdaq: 15.074,57 (+0,54%)
  • Dow Jones: 37.545,53 (+0,43%)
  • Dólar: R$ 4,82 (-0,81%)
  • Euro: R$ 5,32 (-0,52%)

Por: BM&C News