GWM inicia produção em SP, na segunda grande fábrica de carros chineses no Brasil; veja os planos

Montagem dos carros da GWM é chamada de 'peça por peça', usando partes importadas, como na BYD, mas pneus, bateria e pintura são feitos no Brasil.

GWM inicia produção em SP, na segunda grande fábrica de carros chineses no Brasil; veja os planos
Inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) contou com a presença do presidente Lula — Foto: Divulgação/GWM

A GWM inaugurou nesta sexta-feira (15) sua fábrica em Iracemápolis (SP), interior de São Paulo. Esta é a segunda grande instalação de uma montadora chinesa a se estabelecer no mercado automotivo brasileiro.

Assim como a BYD — que inaugurou sua unidade no mês passado, em Camaçari (BA) —, a GWM ainda importa parte dos componentes, que serão montados posteriormente no Brasil.

O sistema é chamado pela marca de “peça por peça”, porque alguns componentes já têm produção local. A meta é alcançar 60% de conteúdo nacional nos carros até 2026.

Segundo Marcio Alfonso, diretor de produção da fábrica, neste momento a localização de itens na linha de montagem envolve cerca de 60 componentes. “São itens como pintura, vedação, verniz, solda e ajustes em sistemas e sensores de auxílio ao motorista, o ADAS”, disse o executivo.

“Começamos com partes com curto período de desenvolvimento, mas no futuro, no mínimo em quatro anos, ampliaremos para motores, inversores, módulos e outras partes feitas aqui.”

De acordo com a montadora, o investimento total da GWM no Brasil será de R$ 10 bilhões ao longo de 10 anos. A nova fábrica é apenas a terceira da empresa fora da China e já conta com 600 funcionários. A expectativa é alcançar 1 mil trabalhadores até o fim de 2025.

A marca também terá, ao lado da nova fábrica, seu primeiro centro de pesquisa na América Latina. O espaço contará com 60 técnicos e engenheiros dedicados ao desenvolvimento de motores híbridos flex, à adaptação dos veículos às preferências do consumidor brasileiro, entre outras funções.

Haval H6

Inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) — Foto: Divulgação/GWM

Inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) — Foto: Divulgação/GWM

O Haval H6 foi o primeiro modelo da GWM lançado no Brasil. Ele está disponível em cinco versões, sendo quatro delas com características bem distintas.

Todas as versões são híbridas: três adotam o sistema convencional (HEV) e outras duas contam com baterias maiores no sistema plug-in (PHEV), oferecendo até 113 quilômetros de autonomia no modo exclusivamente elétrico.

O Haval H6 tem dimensões:

  • Comprimento: 4,72 metros para as versões HEV e PHEV, 4,68 metros para a versão GT;
  • Largura: 1,88 metros para as versões HEV e PHEV, 1,94 metros para a versão GT;
  • Altura: 1,73 metro para todas as versões.

  • O Haval H9 é um SUV de sete lugares que chega ao Brasil para competir com o Caoa Chery Tiggo 8, atualmente vendido por R$ 199.990.

    O modelo da GWM vem equipado com motor 2.4 Turbo Diesel, que entrega 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de nove marchas.

    Em dimensões, o SUV traz:

    • Comprimento: 4,95 metros;
    • Largura: 1,97 metro;
    • Altura: 1, 93 metro.

    Os itens de série são:

    • Faróis em LED;
    • Assentos revestidos em couro;
    • Assentos climatizados;
    • Central multimídia de 14,6 polegadas;
    • Câmera 360 graus;
    • Controle remoto de funções do carro via aplicativo;
    • Carregador de celular por indução;
    • Piloto automático adaptativo e sistemas de auxílio ao motorista (ADAS).

    Poer P30

    GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM

    GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM



    Por: G1