Frente fria traz frio para o Amazonas, previsão é para começar na quarta-feira (28)
Meteorologistas preveem que massa de ar frio continental se estabeleça no país ao longo desta próxima semana.

A frente fria que deve derrubar as temperaturas em boa parte do Brasil nos próximos dias chegou ao Sul do país nesta terça-feira (27) trazendo temporais.
A previsão é que grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná tenham chuva forte neste início de semana. Os meteorologistas destacam que parte do Mato Grosso do Sul também pode ter pancadas fortes com o avanço do sistema.
"Quando chega uma frente fria, geralmente ela provoca chuva e, depois que ela passa, ai sim vem a alta pressão com a massa de ar fria", explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
Por isso, a expectativa é que as temperaturas comecem a baixar no Sul a partir de quarta-feira (28).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/D/9AAKmMRQiYIGinayaG8g/250526-info-mapa-previsao-do-tempo-02.png)
Veja regiões com as maiores quedas de temperatura — Foto: Arte/g1
Ainda na quarta, a frente fria avança para São Paulo, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, Rondônia, parte do Acre e sul do Amazonas. Na região Norte, está previsto o fenômeno conhecido como friagem.
➡️A friagem é caracterizada por uma queda de temperatura muito acentuada que acontece na parte Norte do Brasil, provocada pela passagem de ar frio de origem polar e não pelo excesso de nebulosidade ou tempo chuvoso.
A previsão é que o pico do frio aconteça entre sexta-feira (30) e sábado (31).
"Mas vale lembrar que a gente vai passar pelo inverno, então pode ser que tenha frio mais intenso a caminho. [...] É um frio de verdade, mas não deve ser nada tão extremo ou histórico", pondera o meteorologista.
Ele ainda ressalta que muitas cidades devem registrar as menores temperaturas do ano nos próximos dias.
Aviso para queda de temperaturas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de "perigo" para o declínio das temperaturas, pois a previsão aponta uma diminuição de até 5ºC em estados do Centro-Sul. Os dados são do “Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos” do Inmet:
- O primeiro aviso vale para o período de 28 a 29 de maio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
- O segundo aviso abrange o período de 29 a 30 de maio em parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.
Entenda mais os avisos do Inmet
O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”. Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, entre outras atividades, o Inmet emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
Os avisos do sistema Alert-AS do Inmet não têm relação com os alertas que são usados pela Defesa Civil quando há risco à população. Eles são feitos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Na atual frente fria, o Cemaden emitiu alerta de nível moderado para Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e para Manaus, Tefé e Parintins, no Amazonas, devido à previsão de continuidade da chuva na terça-feira. Há possibilidade de enchentes e alagamentos nestas regiões.
Avanço da onda polar
O sistema, de origem polar e com trajetória continental, vai avançar pelo Sul e depois atingir outras regiões. A previsão é que o frio chegue em duas ondas:
- Primeira onda: avanço da frente fria a partir de terça, provocando chuva no Sul e instabilidades em São Paulo e no Mato Grosso;
- Segunda onda: reforço do ar polar entre os dias 31 de maio e 1º de junho, com potencial para derrubar significativamente as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/I/z/KPPxc6TrG18mqvewsnrw/250526-info-tempo-queda.jpg)
Geada e neve
Com a previsão de avanço da frente fria para o interior do Sul, a geada pode acontecer de forma ampla nessa região.
A expectativa é de que o fenômeno ocorra a partir do dia 30, não apenas no Sul do Brasil, mas também em partes do Sudeste, como São Paulo e Sul de Minas Gerais, e no Sul de Mato Grosso do Sul.
Há possibilidade de ocorrência de neve também entre os dias 28 e 29 nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. De acordo com os meteorologistas, a neve poderá alcançar localidades menos elevadas da Serra Gaúcha, como Gramado e Caxias do Sul.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/R/SOYqarTXmoCaiPTyhV8A/250526-info-mapa-onda-frio-02.png)
Previsão de neve e geada — Foto: Arte/g1