Duas pessoas morrem após carro explodir em ponte na fronteira entre EUA e Canadá

Veículo teria explodido quando estava se aproximando de um segundo posto de controle; FBI investiga o caso

Duas pessoas morrem após carro explodir em ponte na fronteira entre EUA e Canadá
Agentes investigam explosão de carro na Rainbow Bridge, fronteira dos EUA com o Canadá Reuters

Autoridades federais dos Estados Unidos e do Canadá estão investigando uma explosão de um carro na Rainbow Bridge, passagem da fronteira entre os dois países, próxima às Cataratas do Niágara, nesta quarta-feira (22). Dois homens que estavam no veículo morreram, segundo apurou a CNN.

O incidente ocorreu pouco antes do meio-dia, no horário local. O carro passou por um primeiro posto de controle, onde são examinados passaportes e licenças, e depois foi direcionado para outra área para uma busca secundária, pontuaram fontes à CNN.

Segundo apuração de John Miller, da CNN, um vídeo adquirido por autoridades de segurança, mostra o carro em uma “rua local” do lado dos EUA da ponte, que subitamente começou a acelerar e ir em direção ao posto de controle em alta velocidade.

O veículo acertou o meio-fio, “voou” por uma barreira até o outro lado da via e atingiu o posto de controle.

Quatro fotos que circulam nas redes sociais mostram os restos de um veículo espalhados pelo lado americano da passagem, com fumaça espessa e fogo. A CNN localizou geograficamente e confirmou a autenticidade das imagens.

Uma das fotos mostra uma cabine da guarda de fronteira com danos significativos e destroços carbonizados próximos a ela.

O FBI, a agência federal de investigação dos EUA, está coordenando a apuração do caso com as autoridades locais, estaduais e federais. “Como esta situação é muito fluida, é tudo o que podemos dizer neste momento”, afirmou o comunicado.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi informado da situação e falou brevemente a parlamentares sobre o ocorrido. A Casa Branca está em contato com autoridades do país vizinho.

Dominic LeBlanc, ministro canadense de Segurança Pública, ressaltou a repórteres que “esta é obviamente uma situação muito séria”.

“Estamos levando esta circunstância muito a sério, mas especular sobre a causa desta circunstância específica – as razões pelas quais isso pode ter acontecido – até que tenhamos informações mais precisas, simplesmente não é responsável”, ponderou.

Anteriormente, a Niagara International Transportation Technology Coalition informou que a ponte foi fechada em ambos os lados devido a um acidente.

A ponte foi fechada às 11h51, no horário local, de acordo com a empresa. Imagens de câmeras de segurança mostram neblina ao redor da ponte. As autoridades estão tentando recuperar vídeos de vários ângulos diferentes, porque os depoimentos das testemunhas variam.

Existem quatro pontos de entrada entre o Canadá e os EUA perto das Cataratas do Niágara, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

Segurança reforçada em aeroporto de Nova York

Após o incidente na ponte entre o Canadá e os EUA, todos os veículos que chegam ao Aeroporto Internacional de Buffalo, no estado de Nova York, estão sendo examinados por cães detectores de bombas, informou uma autoridade de transporte à CNN.

As patrulhas policiais serão aumentadas e os viajantes no aeroporto serão submetidos a exames adicionais, de acordo com Kelly Khatib, porta-voz da Niagara Frontier Transportation Authority.

*publicado por Tiago Tortella, da CNN

*com informações da CNN e da Reuters

Fonte: CNN