Cotas de TV do Brasileiro: em que lado está seu time em contrato bilionário

Cotas de TV do Brasileiro: em que lado está seu time em contrato bilionário
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Os clubes da Série A estão em um verdadeiro jogo de xadrez nas negociações de direitos de TV do Brasileiro de 2025. Há dois blocos de times, Libra e Liga Forte Futebol, e algumas trocas de lado no caminho. O último movimento foi de Santos e Corinthians, que ameaçam sair da Libra e do acordo com a Globo.

Entenda aqui de que lado está o seu clube e como estão negociações e regras de divisão de receitas entre os dois blocos.

Oito clubes já decidiram que pretendem assinar um acordo com a Globo. São eles: Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Red Bull Bragantino, Bahia, Vitória, Atlético-MG e Grêmio.

O acordo estava encaminhado para ser assinado por R$ 1,3 bilhão por todos os direitos do Brasileiro de 2025 a 2029. Mas, com a possível saída do Corinthians do clube, esse valor deve ter que ser renegociado.

A divisão de dinheiro é pelo critério de 40% igual, 30% performance esportiva e 30% audiência. Não há mais mínimo garantido na Libra para os clubes, item polêmico que dava aos clubes o direito de receber pelo menos o mesmo de 2024. Mas estima-se que os times devem ganhar um pouco mais do que no atual ano.

Liga Forte Futebol

São oito clubes na Série A e três aliados: Inter, Fluminense, Athletico-PR, Fortaleza, Cuiabá, Atlético-GO, Juventude, Criciúma, além de Cruzeiro, Vasco e Botafogo.

Ainda não tem negociação avançada com nenhum veículo de mídia. A ideia é fatiar a venda dos direitos de TV por diversas plataformas, incluindo TV aberta, fechada e streaming. Com isso, repete-se a fórmula do Paulista e a intenção é aumentar a receita.

A divisão de dinheiro é pelo critério de 45% igual, 30% de performance e 25% audiência. Há uma diferença entre o cálculo de audiência entre os dois grupos, sendo que o da LFF favorece times menos nacionais e tem limitadores. Não há mínimo garantido entre os clubes da LFF.

Os clubes venderam 20% dos seus direitos por 50 anos para investidores LCP e GA. Com isso, a empresa LIve Mode controla a venda de direitos do bloco.

Corinthians


O Corinthians faz parte da Libra e encaminhava-se para assinar com a Globo. Mas a diretoria alvinegra não gostou da proposta da Libra de receitas para 2025 e decidiu recuar. Assim, foi ouvir uma proposta da Liga Forte Futebol, que promete um aumento de ganhos pelo clube e garantia, além de acesso a adiantamentos. O clube ainda analisa os cenários e não tomou uma decisão.

Santos


O Santos também ficou indeciso sobre a proposta da Libra e decidiu ouvir a oferta da Liga Forte Futebol. A promessa do grupo é de uma projeção de ganhos de R$ 131 milhões por ano para o clube santista, além de acesso a adiantamentos. O clube também ainda não decidiu qual oferta vai escolher.

Fonte: Uol