Cineasta morto em queda de avião no Pantanal dirigiu filme indicado ao Emmy sobre acidente aéreo da Chapecoense

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz estava a bordo de aeronave que caiu na zona rural de Aquidauana, em MS

Cineasta morto em queda de avião no Pantanal dirigiu filme indicado ao Emmy sobre acidente aéreo da Chapecoense
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz foi uma das vítimas de acidente aéreo em MS — Foto: Academia Brasileira de Cinema

O cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz foi identificado como uma das vítimas da queda de um avião na zona rural de Aquidauana, no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, na noite desta terça-feira. Além dele, outras três pessoas estavam a bordo da aeronave e não resistiram ao acidente: o piloto Marcelo Pereira de Barros; o famoso arquiteto Kongjian Yu; e Rubens Crispim Jr.

Ao longo da carreira, Luiz Ferraz se notabilizou pelo trabalho em documentários. Uma das obras que ele dirigiu, "Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia (4×48′)" foi indicada ao Emmy Internacional, o maior e mais prestigioso prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão. A obra, para WBD/HBO, em parceria com a Pacha Films, tratou do acidente aéreo que matou jogadores e treinadores da Chapecoense, além de jornalistas, em novembro de 2016.

Ferraz também trabalhou na obra "To Win or To Win", do grupo árabe MBC/Shahid, sobre o Al Nassr FC, time atual do astro português Cristiano Ronaldo. O cineasta ainda atuou nas obras Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza, e Algo no Espaço, sobre artistas e escultores contemporâneos brasileiros.

Ainda não há informações sobre a causa do acidente, que ocorreu a cerca de 140 quilômetros da capital do estado, Campo Grande, na região da fazenda Barra Mansa. A aeronave teria pegado fogo após a queda.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local, assim como agentes do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, segundo o site local Midia Max.

Por: O Globo