Alcolumbre faz aceno a Lula após ser eleito: 'Nenhum senador tem a autoridade para atrapalhar a agenda do governo'
Senador pediu para que colegas não contaminem o ambiente deste ano com clima eleitoral

Eleito pela segunda vez presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) fez um aceno ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado ao afirmar que a oposição não tem "autoridade" para atrapalhar a agenda do governo. Mesmo com o apoio do PL de Jair Bolsonaro, o parlamentar disse à imprensa que trabalhará pelas pautas do Executivo.
— Vou trabalhar incansavelmente pela relação de harmonia com os outros problemas. A agenda que foi eleita na última eleição foi a agenda apresentada pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e nenhum senador, nenhuma senadora, tem a autoridade para atrapalhar a agenda do governo. O governo terá sua agenda totalmente respeitada.
Alcolumbre pediu ainda para que os senadores não contaminem o ambiente deste ano com as expectativas do pleito de 2026. Segundo ele, o Congresso não pode ser "uma caixa de ressonância do extremismo".
— Nós vamos ajudar na agenda do governo do que couber ao parlamento, mas nós queremos o direito de dizer que nós concordamos com isso ou não — disse o senador.
O presidente do Senado também voltou a defender a prerrogativa de parlamentares sobre o envio de emendas, que servem, segundo ele, para diminuir a desigualdade.
— Continuarei defendendo, de maneira responsável, transparente e equilibrada a condição de um parlamentar poder viabilizar recursos pra levar para os seus municípios. Nos encontros do Brasil, nos estados brasileiros que sofrem. Recebemos um pedido de uma estrada, de uma ponte, de uma escola, de uma rodovia, ou de uma creche, e se não for essa pessoa (o parlamentar), a partir das emendas parlamentares destinado pra esses estados e municípios, nós teríamos abismo ainda maior de desigualdade.
Por: O Globo