Prefeitura de Manaus ofertará mais de 170 postos de vacinação contra a influenza e sarampo a partir desta segunda (4)

Imunização contra a Covid-19 também continuará disponível em mais de 50 pontos da capital.

Prefeitura de Manaus ofertará mais de 170 postos de vacinação contra a influenza e sarampo a partir desta segunda (4)
Vacinação em Manaus. — Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus dará início, nesta segunda-feira (4), à “Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza” (gripe) e o sarampo. Mais de 170 postos de vacinação estão disponíveis durante a ação que deverá durar até o próximo mês.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as doses contra a influenza serão destinadas a 17 públicos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde e esta primeira etapa, que vai até o dia 2 de maio, contemplará os trabalhadores de saúde e os idosos a partir de 60 anos.

Já a vacina contra o sarampo será oferecida inicialmente aos trabalhadores de saúde (também até o dia 2 de maio) e posteriormente às crianças de seis meses a menores de 5 anos.

As vacinas da campanha estarão disponíveis em mais de 170 unidades de saúde da rede pública, na área urbana e rural.

O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 16h nas unidades de horário regular. Nas unidades de horário ampliado, o atendimento começa às 8h e vai até as 20h ao longo da semana e no sábado vai das 8h às 12h.

A lista das salas de vacina, com endereços e horários de funcionamento estão disponíveis para consulta no site da Semsa, com acesso direto pelo link bit.ly/salavacinamanaus.

As vacinas contra a Covid-19, sarampo e influenza, podem ser tomadas ao mesmo tempo, sem necessidade do intervalo de 15 dias, exigido para o público infantil.

Covid

Já em relação à vacinação da Covid-19, serão 47 pontos exclusivos para atendimento do público com 12 anos ou mais, mais quatro para o público de 5 a 11 anos e um ponto para todos os públicos.

Segundo a prefeitura, nesta etapa da campanha municipal de vacinação contra a Covid, o objetivo é ampliar a aplicação da terceira dose, disponível para os maiores de 18 anos e também para os adolescentes com alto grau de imunossupressão.

Os locais de atendimento estão distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade, sendo 10 na zona Norte, 11 na zona Sul, 13 na zona Leste e 14 na zona Oeste, com funcionamento das 9h às 16h, e oferta de primeiras e segundas doses e doses de reforço (terceira e quarta), para os públicos autorizados e nos intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.

A relação completa dos pontos está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e nas redes sociais oficiais (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook), com atualizações diárias.

Fonte: G1