Operação 'Sucata' retira carros abandonados em ruas de Manaus; saiba como solicitar o serviço

Segundo a prefeitura, o objetivo da ação é evitar risco de doenças, acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito.

Operação 'Sucata' retira carros abandonados em ruas de Manaus; saiba como solicitar o serviço
Veículo sendo removido em rua do bairro Alvorada, em Manaus. — Foto: Divulgação/IMMU.

Três carros abandonados foram retirados das ruas da Zona Centro-Oeste de Manaus, na sexta-feira (8), durante a operação “Sucata”, do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU). Saiba como solicitar o serviço abaixo.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, os veículos estavam em vias dos bairros Planalto, Alvorada e Dom Pedro. O objetivo da ação é evitar risco de doenças, acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito.

O diretor de operações do IMMU, Stanley Ventilari, informou que os automóveis são recolhidos após denúncias da própria população.

"Inicialmente, o processo começa com uma denúncia e deslocamos a equipe. Tentamos entrar em contato com os possíveis proprietários e damos um prazo para retirar os veículos das vias. Caso eles não sejam retirados, fazemos a remoção ao parqueamento. A gente percebe ainda que onde há essas sucatas abandonadas, há também acúmulo de lixo e esses veículos podem servir para esconder drogas e até assaltantes, colocando em risco a população”, explicou

Solicitação do serviço

O trabalho de remoção é realizado por agentes de trânsito em etapas. Primeiro, é feito o mapeamento com a localização dos carros abandonados, de acordo com a solicitação dos cidadãos, via telefone do Plantão do Trânsito, o 0800 092 1188.

Os agentes fazem uma lista com a programação de remoção, tentam localizar o proprietário do veículo e dão um prazo para que a sucata seja retirada da via. Dias depois, voltam aos endereços e guincham os veículos, caso não tenham sido retirados.

Todos os veículos removidos são levados ao parqueamento terceirizado da Prefeitura de Manaus. O proprietário interessado em reaver o veículo deverá pagar pendências com impostos e multas, além das despesas com a remoção.

Por: G1 Amazonas