Fiat Fastback Abarth: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem

Versão esportiva do SUV cupê voltou à evidência com a chegada do rival Volkswagen Nivus GTS; conheça seus prós e contras

Fiat Fastback Abarth: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem
Divulgação

Fiat Fastback Abarth sempre foi um carro chamativo, uma espécie de “versão de imagem” do modelo no mercado brasileiro. Agora, o SUV cupê esportivo voltou a ficar ainda mais em evidência nos holofotes graças à chegada do rival Volkswagen Nivus GTS, lançado recentemente no Brasil por R$ 175 mil.

Algumas vantagens do Fastback Abarth sobre o Nivus GTS são latentes. Uma é o preço: o esportivo da Fiat custa R$ 171.990, R$ 4 mil a menos do que o concorrente. Pela pintura vermelho Montecarlo, a cor da unidade que testamos, são cobrados outros R$ 990. Além disso, o motor 1.3 Turbo 270 flex rende até 185 cv, contra 150 cv do 1.4 250 TSI da Volkswagen.

Mas será que o Fiat Fastback Abarth vale a compra? Autoesporte lista cinco detalhes que justificam inteiramente sua aquisição e outros cinco que demandam cautela.

Fiat Fastback Abarth - 5 razões comprar

1) Mais rápido que o Nivus GTS

Fiat Fastback Abarth é equipado com motor 1.3 turboflex  — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte
Fiat Fastback Abarth é equipado com motor 1.3 turboflex — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte

O desempenho é um ponto fortíssimo do Fastback Abarth. Afinal, é o que se espera de um carro esportivo. Aliás, tanto ele quanto o Pulse Fastback são os únicos dois Stellantis com motor 1.3 GSE turbo flex de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e comando com variação inteligente a manter os 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com etanol. Usando gasolina, temos 180 cv.

No Nivus GTS, são 150 cv e 25,5 kgfm independentemente do combustível. Em nossa pista de testes, a potência e o torque extra se fizeram sentir na prática: o Fastback Abarth foi de 0 a 100 km/h em 8,2s, contra 9,6 s do Nivus GTS. Diferença importante de 1,4 s.

2) Esportividade

Fiat Fastback Abarth traz detalhes escurecidos na carroceria — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte
Fiat Fastback Abarth traz detalhes escurecidos na carroceria — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte

Além de acelerar bem, o Fastback Abarth exala esportividade em outros detalhes, como o visual externo, as duas saídas de escape, as rodas aro 18 escurecidas e palitadas, o acabamento com faixas imitando fibra de carbono no painel, a suspensão mais firme que a de um Fastback comum e, claro, o modo Poison, que funciona muito bem, deixando o motor mais cheio, as respostas nos pedais mais diretas, o ruído mais “pipocante” e o veículo, mais instigante num geral.

3) Bom para o dia a dia

Fiat Fastback Abarth é rival direto do Volkswagen Nivus GTS  — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte
Fiat Fastback Abarth é rival direto do Volkswagen Nivus GTS — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte

Apesar da boa dose de esportividade, o Fastback Abarth é um carro “usável” no dia a dia. Sua suspensão é mais durinha, mas não a ponto de deixar o carro tão desconfortável ou inguiável. Apesar de perder 0,5 cm em relação às versões “civis”, o esportivo ainda tem bons 18,7 cm de vão livre do solo, 20 graus de ângulo de ataque e 23 graus de ângulo de saída. Nada de sofrer ao passar por lombadas e valetas.

4) Mimos tecnológicos

Fiat Fastback Abarth traz central multimídia de 10,1 polegadas  — Foto: Divulgação
Fiat Fastback Abarth traz central multimídia de 10,1 polegadas — Foto: Divulgação

O Fiat Fastback Abarth traz alguns mimos interessantes, como freio de estacionamento eletrônico, console central elevado, carregador de celular por indução com ventilação e faróis de neblina com função cornering (que o Nivus perdeu em sua reestilização visual). A partir da linha 2026, o SUV compacto deve incorporar opcionalmente o teto solar, que a Volkswagen tampouco oferece em seu rival.

5) Porta-malas

Fiat Fastback Abarth 2025 tem bom espaço no porta-malas  — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte
Fiat Fastback Abarth 2025 tem bom espaço no porta-malas — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte

É ineguável que o Fiat Fastback tem um dos porta-malas mais generosos do segmento. São 516 litros. Tudo bem que o eixo traseiro demanda a presença de um degrau no compartimento, mas ainda assim o volume é enorme, e com um tampão dobrável muito leve fácil de se manusear.

Fiat Fastback Abarth - 5 razões para pensar bem antes de comprar

1) Detalhes dinâmicos

Cor vermelha no Fiat Fastback Abarth tem custo de R$ 990  — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte

Cor vermelha no Fiat Fastback Abarth tem custo de R$ 990 — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte

Ok, o Abarth anda bem, é divertido e tem um ronco bonito, mas ainda é um Fastback. Além dos pedais tortos em relação ao banco, algo inerente a todos os produtos da plataforma MLA, o SUV cupê tem uma traseira muito proeminente, o que até ajuda a melhorar a aerodinâmica, mas não faz tão bem assim para a distribuição de peso. Além disso, os freios traseiros seguem a tambor e cheguei a sentir uma leve tendência ao fading em frenagens mais duras, mais comuns em um carro esportivo.

2) Fator Limited Edition

Fiat Fastback Abarth tem R$ 4 mil de diferença para o Volkswagen Nivus GTS  — Foto: Divulgação

Fiat Fastback Abarth tem R$ 4 mil de diferença para o Volkswagen Nivus GTS — Foto: Divulgação

Quem busca um bom desempenho, mas não quer perder conforto, prefere uma suspensão mais macia e não liga para os apetrechos esportivos, pode comprar um Fastback Limited Edition by Abarth, que custa R$ 3 mil a menos (R$ 168.990). Verdade que a potência deste caiu para 176 cv com o Proconve L8, mas é uma versão mais macia e a lista de equipamentos é basicamente a mesma.

3) Itens de segurança

Botão "Poison" no volante muda o comportamento do SUV esportivo — Foto: Divulgação

Botão "Poison" no volante muda o comportamento do SUV esportivo — Foto: Divulgação

Para um carro de R$ 170 mil, o Fastback Abarth não dispõe de tantos itens de segurança assim. São quatro airbags (contra seis do Nivus GTS) e não há assistentes como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) nem de permanência em faixa. O pacote Adas de segurança ativa contempla apenas frenagem autônoma de emergência, farol alto automático e alerta de evasão de faixa sem correção no volante.

4) Rebarbas no acabamento

Fiat Fastback Abarth é versão mais esportiva do SUV cupê — Foto: Divulgação

Fiat Fastback Abarth é versão mais esportiva do SUV cupê — Foto: Divulgação

O acabamento do Fiat Fastback Abarth é criativo e tem toques de esportividade na medida certa, mas preserva a predominância de plástico rígido e alguns erros das versões mais baratas do SUV cupê, como rebarbas e desalinhamentos. A tampa do porta-luvas é a parte que mais chama a atenção e incomoda, pois fica torta em relação ao painel.

5) Isolamento acústico

Fiat Fastback Abarth deixa a desejar no isolamento acústico  — Foto: Divulgação
Fiat Fastback Abarth deixa a desejar no isolamento acústico — Foto: Divulgação

Isolamento acústico não é um ponto tão forte do Fiat Fastback, padrão que se preserva na versão Abarth. Com o ronco mais proeminente das duas saídas de escapamento, a experiência sonora a bordo pode incomodar quem não for verdadeiramente apaixonado por um ronco de motor onipresente na cabine.

Fonte: Auto Esporte