Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro, diz ex-chefe da Aeronáutica

Depoimentos mostram como chefes de Exército e FAB teriam sido contra tentativa de golpe para impedir posse de Lula

Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro, diz ex-chefe da Aeronáutica
Freire Gomes e Jair Bolsonaro Alan Santos/Isac Nóbrega/PR

O ex-comandante do Exército Freire Gomes declarou em depoimento à Polícia Federal que ameaçou Jair Bolsonaro (PL) de prisão caso o ex-presidente insistisse em tentativa de golpe.

Freire Gomes também declarou que minutas golpistas foram apresentadas, em uma reunião em dezembro de 2022, aos chefes das Forças Armadas. O documento daria respaldo jurídico para reverter o resultado da eleição presidencial daquele ano, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O ex-comandante do Exército também afirmou em depoimento que ele e o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior, se manifestaram contra as medidas. Segundo Freire Gomes, a minuta apresentada aos chefes das Forças Armadas é a mesma encontrada pela PF na casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres. 

O único que teria se posicionado a favor da minuta teria sido o comandante da Marinha, Almir Garnier, que se colocou à disposição de Bolsonaro.

No depoimento, Freire Gomes informou que Anderson Torres oferecia uma espécie de assistência jurídica para que esse documento fosse viabilizado.

Fonte: Band