Ataque armado a pilotos de rali deixa ao menos dez mortos no México

Massacre ocorreu quando participantes de uma corrida de aventura estavam parados à beira de uma rodovia e um grupo de homens desceu de uma van e abriu fogo

Ataque armado a pilotos de rali deixa ao menos dez mortos no México
Ataque armado a pilotos de rali deixa 10 mortos no México - Foto: Joatam DE BASADE / AFP

Um ataque armado contra um grupo de pilotos amadores de rally na cidade mexicana de Ensenada, perto da fronteira com os Estados Unidos, deixou ao menos dez mortos e nove feridos neste sábado, informaram as autoridades locais.

O massacre ocorreu no período da tarde, quando os pilotos, que participavam de uma corrida de aventura, estavam estacionados à beira de uma rodovia e um grupo de homens desceu de uma van e abriu fogo. O ataque "deixou 9 feridos e 10 mortos", disse o governo de Ensenada em um comunicado.

"Estou em comunicação permanente com a Procuradoria Geral do Estado, bem como com os três níveis de governo para fornecer todas as informações necessárias", disse o prefeito de Ensenada, Armando Ayala, em comunicado.

Vídeos postados nas redes sociais mostram os corpos de algumas vítimas ao lado de SUVs em uma calçada empoeirada. O prefeito acrescentou que a vigilância na área foi aumentada.

A Procuradoria do Estado de Baja California - à qual pertence Ensenada e duramente atingida pela violência do narcotráfico - anunciou a formação de um "grupo especial de investigação" para identificar os assassinos e determinar os motivos do massacre, disse o comunicado.

Veja aqui o vídeo

Alguns feridos receberam atendimento de emergência dos paramédicos locais da Cruz Vermelha, que depois os transferiram para hospitais no centro urbano de Ensenada, um município de cerca de 440 mil habitantes.

Sede de competições

Devido ao seu terreno desértico, a Baja California é palco de corridas de veículos off-road nas quais participam pilotos de todo o mundo. Uma das competições mais famosas é a chamada "Baja 1000", na qual competem carros, motocicletas e quadriciclos desse tipo.

A Baja California também é um dos estados com mais homicídios no México, a maioria dos quais atribuídos pelo governo a guerras entre gangues do crime organizado. Entre janeiro e abril, foram registrados 721 assassinatos no local, segundo dados oficiais. Esse e outros cinco estados concentram 47,3% do total de homicídios registrados no país no mesmo período (9.912).

Também houve tiroteios em outros eventos esportivos no México. Em 15 de maio, seis pessoas morreram, incluindo três menores de idade, durante um ataque armado contra participantes de uma partida de futebol organizada por uma família na cidade de Pachuca, no estado central de Hidalgo.

O México está envolvido em uma espiral de violência que já deixou quase 400 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos desde 2006, quando o governo lançou uma polêmica ofensiva antidrogas com o apoio dos Estados Unidos e a participação das forças armadas mexicanas.

Fonte: Globo