Rio é a 1ª cidade do Brasil a permitir animais domésticos em supermercados

Tutores deverão apresentar certificado de vacinação e entrada sem coleira é proibida

Rio é a 1ª cidade do Brasil a permitir animais domésticos em supermercados
Cachorros poderão frequentar supermercados no Rio de Janeiro Getty Images

Agora, cães e gatos poderão passear nos supermercados do Rio de Janeiro. A capital fluminense é a primeira cidade do país a permitir a entrada e circulação de pets nos estabelecimentos. A iniciativa foi garantida por meio de um decreto municipal publicado nesta sexta-feira (5).

Os supermercados que desejarem receber os animais terão que seguir uma série de normas, como verificar se a vermifugação e as vacinas estão em dia e garantir que o bichinho esteja com coleira ou dentro da caixa de transporte.

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) irá emitir o selo Super Pet para os estabelecimentos que desejarem aderir à prática.

“A cultura pet friendly está cada vez mais disseminada na cidade, portanto, nada mais natural do que os supermercados também abrirem suas portas para os animais domésticos. Muitas pessoas deixam seus animais presos na entrada dos mercados enquanto fazem suas compras, correndo o risco de serem roubados ou sofrer um acidente. A iniciativa visa atender a esta grande parcela de consumidores”, explicou Fábio Queiróz, presidente da Asserj.

Não será permitido oferecer água ou comida para os bichos dentro dos estabelecimentos.

Os mercados poderão instalar áreas de recreação para os animais, sob a supervisão constante de colaborador, disponibilizar carrinhos específicos para carregar as compras e os pets e oferecer água potável em ambiente específico.

Pets no Brasil

O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras (que cantam) e ornamentais em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos. O Sudeste é a região com a maior concentração de animais, com 47,4%.

Por: CNN Brasil