Receita Federal libera hoje consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda
Crédito bancário está agendado para ser feito ao longo do dia 30 de maio, data que coincide com o fim do prazo para envio da declaração anual

O pagamento do primeiro lote, dos cinco previstos para este ano até setembro (veja calendário abaixo), vai ser feito em 30 de maio - mesmo dia que termina o prazo para declarar o IR 2025. O dinheiro vai cair na conta informada na declaração de 6,2 milhões de contribuintes, totalizando R$ 11 bilhões, o maior valor pago em um lote de restituição na história.
A consulta pode ser feita também por meio do aplicativo Receita Federal, com versão para tabletes e smartphones dos sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple. Nele é possível fazer a consulta simples, no ícone que aparece na primeira tela ou com login e senha do Gov.br.
Quem recebe a restituição no primeiro lote?
O primeiro lote de resituição vai ser pago para os contribuintes com prioridade legal. Vão receber o dinheiro em 30 de maio: 240.081 mil idosos acima de 80 anos, 2.346.445 milhões de pessoas entre 60 e 79 anos, 199.338 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 1.096.168 milhão de contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além destes, 2.375.076 milhões de restituições vão ser pagas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida e tenham optado por receber a restituição via PIX.
Contribuintes que recebem a restituição no primeiro lote:
- 240.081 mil idosos acima de 80 anos;
- 2.346.445 milhões contribuintes entre 60 e 79 anos
- 199.338 mil pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, e
- 2.375.076 contribuintes que fizeram a pré-preenchida e indicaram o Pix para restituição.
Não vai receber no primeiro lote? Entenda o status da declaração
Depois de declarar o Imposto de Renda e consultar a restituição, o contribuinte se depara com as mensagens "Processada, em fila de restituição" ou "Sua declaração está na base de dados", entre outras, e não sabe o que isso quer dizer.
No caso de 'Processada, em fila de restituição', por exemplo, significa que a receita recebeu a declaração do contribuinte, processou os dados e, agora, ele está na fila para receber a restituição do Imposto de Renda - ou seja, o dinheiro que pagou a mais de volta. Porém, não dá para saber em qual lote ele vai receber.
Já o termo "Com pendências" requer mais atenção, porque indica que o contribuinte caiu na "malha fina", e, por isso, deve revisar os documentos entregues na declaração e retificar a mesma.
Para saber o status da declaração e os detalhes de eventuais pendências, é necessário entrar no portal e-Cac, fazer o login com a conta Gov.br e clicar em Meu Imposto de Renda. Na próxima tela, a pessoa vai poder ver o status da declaração. Veja mensagens mais comuns abaixo:
- Se aparecer a mensagem "Em processamento", a declaração foi recebida
- Se aparecer a mensagem"Processada", a declaração foi computada
- Se aparecer a mensagem "Em fila de restituição", está tudo certo
- Se aparecer a mensagem "Com pendências", você caiu na Malha Fina
- Se aparecer a mensagem "Em análise", você deve apresentar os documentos solicitados em intimação enviada pela Receita ou os seus dados entregues ainda estão em análise
- Se aparecer a mensagem "Retificada", a declaração anterior foi corretamente substituída pela nova declaração retificadora
- Se aparecer a mensagem"Cancelada", a declaração foi anulada pelo contribuinte ou pela Receita
- Se aparecer a mensagem"Tratamento manual", a declaração está sendo avaliada pelo órgão
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025?
Não foi contemplado neste lote? Então terá de esperar até o fim do próximo mês para saber quando o dinheiro cai na conta. Lembrando que se o contribuinte está "Em Fila para Restituição", ele vai receber o dinheiro de volta, corrigido pela taxa Selic, em uma das datas abaixo:
- 1º lote de restituição do IR 2025 - 30 de maio
- 2º lote de restituição do IR 2025 - 30 de junho
- 3º lote de restituição do IR 2025 - 31 de julho
- 4º lote de restituição do IR 2025 - 29 de agosto
- 5º lote de restituição do IR 2025 - 30 de setembro
por: Valor Investe