Nova gasolina com (30%) de etanol passa a valer no Brasil; saiba o que muda
Combustível com nova mistura passa a ser produzido no país a partir de hoje (1°); governo prevê redução no preço nas próximas semanas

O teor de etanol na gasolina comum vai subir de 27,5% para 30% no combustível produzido no Brasil a partir de hoje (1°), conforme determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Existe a expectativa de que o preço do litro caia R$ 0,11 nos postos com a adoção da chamada gasolina E30.
O estoque do combustível anterior, produzido ao longo de julho, com 27% de etanol anidro, ainda será distribuído aos postos nos primeiros dias de agosto. De tal forma, o motorista deverá encontrar a nova mistura nas bombas somente a partir das próximas semanas.
Para elevar o teor de etanol na mistura da gasolina comum, o governo federal também aprovou a nova octanagem, que sobe de 93 para 94 RON. Este é o índice que mede a resistência à detonação da gasolina: quanto maior o resultado, mais eficiente é o combustível.
Já o índice para a gasolina premium — Podium e V-Power Racing, por exemplo — segue em 95 RON, com 25% de etanol anidro. Veja abaixo o que muda no combustível a partir de 1° de agosto:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/n/J/QSnmwRSgO7HVE0cvNCVQ/whatsapp-image-2025-07-18-at-10.51.08.jpeg)
Os estudos para a aprovação da gasolina E30 foram conduzidos ao longo dos últimos meses por um corpo técnico formado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural (ANP), o Ministério de Minas e Energia (MME) e empresas de pesquisa e tecnologia.
Os testes foram liderados pelo Instituto Mauá, que contaram ao podcast CBN Autoesporte detalhes do processo de avaliação dos veículos, e tiveram acompanhamento da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo).
Fonte: Auto Esporte