Jeep Avenger tem produção confirmada no Brasil; veja quando chega

Novo SUV compacto será produzido na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) a partir da plataforma CMP

Jeep Avenger tem produção confirmada no Brasil; veja quando chega
Jeep Avenger será produzido na fábrica de Porto Real (RJ) — Foto: Divulgação

A Stellantis já havia confirmado o lançamento do Jeep Avenger no Brasil desde maio. Agora, o grupo anunciou, nesta segunda-feira (29), a produção em série do modelo no país. Posicionado na base da gama de SUVs da marca, o crossover será produzido na fábrica de Porto Real (RJ) e dividirá as linhas de montagem da unidade com o carros da Citroën (todos produzidos sobre a mesma plataforma CMP). De acordo com a fabricante, a chegada ao mercado acontecerá em 2026.

Quando estrear nas lojas, o SUV compacto será posicionado como carro de entrada da Jeep e terá a missão de rivalizar com Renault Kardian, Citroën Basalt, Volkswagen Nivus e Tera, além dos vindouros crossovers derivados de Chevrolet Onix (projeto Carbon) e Hyundai HB20. Ao que tudo indica, a estratégia será a mesma já implementada na Europa, onde o Avenger caiu no gosto do consumidor e já é um sucesso do vendas.

Jeep Avenger tem pouco mais de 4 metros de comprimento e terá versão híbrida — Foto: DivulgaçãoJeep Avenger tem pouco mais de 4 metros de comprimento e terá versão híbrida — Foto: Divulgação

Com o lançamento, o portfólio de SUVs da Jeep no Brasil em 2026 será um dos maiores do mercado e totalizará seis diferentes modelos: Avenger, Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Grand Cherokee.

Dimensões e motorização do Jeep Avenger

Caso as dimensões do Jeep Avenger não sejam alteradas em relação ao modelo europeu, o SUV ficará na média do segmento. Na Europa, são 4,08 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,53 m de altura. No porta-malas vão 355 litros.

No interior, Jeep Avenger tem multimídia posicionada no alto do painel — Foto: Divulgação
No interior, Jeep Avenger tem multimídia posicionada no alto do painel — Foto: Divulgação

Já a motorização será exclusiva do nosso mercado. No lugar do motor 1.2 GSE turbo de 100 cv usado na Europa, o SUV brasileiro terá o conhecido propulsor 1.0 turbo flex de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, amplamente usado pela Stellantis. O câmbio será automático CVT com sete marchas simuladas. Também haverá uma opção com sistema híbrido leve de 12V, já oferecido em Pulse e Fastback, desde o lançamento.

Além disso, é bem provável que o SUV tenha pelo menos uma versão 4x4, algo mandatório em todo Jeep produzido mundialmente. Na Europa há também uma variante elétrica, mas sua chegada ao Brasil não foi confirmada.

Fábrica de Portal Real preparada para o Avenger

A produção do Avenger em Porto Real faz parte do ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões que o grupo anunciou para a unidade fabril entre 2025 e 2030. O aporte viabilizará a contração de novos funcionários, modernização da unidade e contratos com novos fornecedores. O modelo, na prática, será o primeiro Jeep nacional a ser produzido fora de Goiana (PE).

Jeep Avenger tem 2,56 m de entre-eixos e leva 355 litros no porta-malas — Foto: Divulgação
Jeep Avenger tem 2,56 m de entre-eixos e leva 355 litros no porta-malas — Foto: Divulgação

As linhas de montagem serão compartilhadas com C3, Aircross e Basalt, reforçando o caráter flexível da fábrica. A sinergia também será facilitada pelo uso em comum da plataforma Smart Car (uma derivação da base CMP) e do conjunto mecânico protagonizado pelo motor 1.0 T200.

Jeep Renegade ao lado do primo Avenger — Foto: Divulgação
Jeep Renegade ao lado do primo Avenger — Foto: Divulgação

Nos últimos meses, o Avenger tem sido constantemente flagrados em testes pelo país, indicando que o processo de nacionalização está bastante adiantado. Quando chegar ao mercado, vale lembrar, o novo SUV não irá tirar o primo Renegade de linha. Os dois modelos terão atuação complementar dentro da estratégia da Jeep e viverão conjuntamente.

Fonte: Auto Esporte