BYD inaugura fábrica na Bahia e inicia montagem de carros elétricos

Marca chinesa começa a operar em Camaçari (BA) e vai produzir oito modelos diferentes até o final de 2026

BYD inaugura fábrica na Bahia e inicia montagem de carros elétricos
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) — Foto: Divulgação

A BYD acaba de inaugurar sua fábrica em Camaçari (BA) e dará início à montagem dos carros híbridos e elétricos nacionais nesta quinta-feira (9). A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), de lideranças globais da marca e de outras autoridades governamentais.

A operação começa com a montagem do hatch elétrico Dolphin Mini, do SUV híbrido Song Pro e o sedã médio King. A nova fábrica é desdobramento do investimento de R$ 5,5 bilhões anunciado pela marca chinesa no ano passado.

De acordo com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD, a fábrica está apta a montar oito modelos diferentes até o fim dos primeiros 12 meses de operação — e alguns destes carros sequer foram apresentados no Brasil.

Os novos BYD serão feitos nos arranjos CKD (totalmente desmontados) e SKD (parcialmente desmontados), com baixo nível de nacionalização. A capacidade de produção será de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos em uma segunda etapa.

Outro plano confirmado pela fabricante é o de produzir motores híbridos flex, como Autoesporte vem antecipando desde o ano passado. A expectativa é de que os primeiros carros compatíveis com gasolina e etanol sejam anunciados em 2026.

Durante a cerimônia, a BYD anunciou que mais de 100 pesquisadores do Brasil e da China desenvolveram um motor 1.5 turbo flex com injeção flexível. Desta forma, os carros terão a mesma potência e torque, independentemente do combustível. No entanto, a marca não anunciou quais carros serão equipados com esse sistema e nem a partir de quando.

A unidade de Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador, pertencia à Ford e foi adquirida pela BYD em 2023 após negociação que durou cerca de um ano. Além desta fábrica, a BYD está instalada em Campinas (SP), onde produz chassis de ônibus elétricos, e em Manaus (AM), onde são feitos módulos fotovoltaicos.

Fonte: G1