Aluno matou segurança antes de assassinar 8 crianças em escola na Sérvia

Estudante chamou a polícia e esperou até ser preso no pátio do local após cometer os assassinatos; outras sete pessoas foram hospitalizadas

Aluno matou segurança antes de assassinar 8 crianças em escola na Sérvia
Policiais cercam rua após ataque deixar nove mortos em Belgrado, Sérvia 03/05/2023REUTERS/Djordje Kojadinovic

Um menino de 13 anos abriu fogo contra seus colegas de classe em uma escola na capital sérvia, Belgrado, na quarta-feira (3), abalando o país dos Bálcãs.

ataque deixou pelo menos oito crianças mortas, junto com um segurança. Embora a Sérvia esteja repleta de armas, tiroteios em massa como esses são raros.

Entenda o caso

Os acontecimentos aconteceram no início do dia letivo de quarta-feira, na Escola Primária Vladislav Ribnikar, uma instituição conhecida em Vračar, uma área nobre da capital sérvia.

Depois de chegar à escola, o suspeito “tirou imediatamente a pistola da bolsa” e atirou no segurança da escola, disse o chefe da polícia de Belgrado, Veselin Milić.

“Ele foi até o funcionário de plantão e sentou-se em sua mesa como se não tivesse feito nada de errado. Havia uma garota em sua mesa, outra ao piano. Ele tirou suas vidas.”

O suspeito então caminhou em direção a uma sala de aula de história, atirando enquanto se movia pelo corredor, antes de entrar na sala e atirar no professor e em seus colegas da porta, disse Milić.

“Ele saiu da sala de aula, foi para o pátio da escola, soltou o pente da arma, jogou escada abaixo.” O próprio suspeito chamou a polícia e esperou até ser preso no pátio, disseram as autoridades.

Sete meninas e um menino foram mortos, disse Milić. Outras seis crianças e uma professora foram hospitalizadas, de acordo com o Ministério de Assuntos Internos da Sérvia.

Quem é o suspeito?

O adolescente suspeito era aluno da escola, disseram as autoridades.

Ele tinha duas armas em sua posse, acrescentou o ministro do Interior sérvio em entrevista coletiva.

“O pai tinha várias peças de arma e as mantinha trancadas. O cofre tinha um código. Obviamente, o garoto tinha o código assim que conseguiu pegar aquelas duas armas. E três quadros cheios de 15 balas cada”, disse Bratislav Gasic.

Separadamente, Milić disse que o menino tinha uma pistola 9 mm e uma pistola de pequeno calibre em uma bolsa, além de quatro coquetéis molotov.

O suposto atirador foi filmado sendo levado da escola algemado com uma jaqueta sobre a cabeça e vestindo jeans skinny azuis.

Os pais do suspeito foram presos na quarta-feira. Gasic disse que era sabido que o pai já havia ido a um campo de tiro com o filho.

Qual tem sido a reação?

Cidadãos acendem velas em frente à Escola Primária Vladislav Ribnikar após o tiroteio em que um jovem de 14 anos matou pelo menos nove pessoas, oito delas crianças, em Belgrado, Sérvia, em 03 de maio de 2023. / Anadolu Agency/Getty Images

Quando a notícia foi divulgada, uma multidão de pais ansiosos se reuniu do lado de fora da escola.

Quão raro é esse tipo de ataque?

A Sérvia, um país do sul da Europa com quase 7 milhões de habitantes, possui mais de 2.700.000 armas de propriedade privada – uma proporção enorme que é um legado de anos de conflito na década de 1990.

Apenas 44% dessas armas são registradas oficialmente, de acordo com uma análise de 2018 do Small Arms Survey.

Isso significa que existem 39 armas para cada 100 sérvios, descobriu o projeto de dados do Geneva Graduate Institute.

É o nível mais alto de posse civil de armas na Europa e o quinto mais alto do mundo. Mais de 1,5 milhão de armas que as pessoas na Sérvia possuem não são registradas, mostram dados.

No entanto, ataques desse tipo são relativamente raros, em grande parte devido às rígidas leis de armas do país e anistias para proprietários que entregam ou registram armas de fogo ilegais, de acordo com a Reuters.

Por: CNN