Você sabia que bananas são radioativas? Veja como isso pode afetar seu corpo

Por causa da grande quantidade de potássio que elas exibem, as bananas são consideradas naturalmente radioativas. Isso quer dizer que devemos parar de comê-las? Entenda.

Você sabia que bananas são radioativas? Veja como isso pode afetar seu corpo
Pixabay

Todos nós comemos bananas em certa frequência, certo? Nós até devemos, afinal de contas, além de muito saborosas e versáteis, estas frutas são muito nutritivas. O que poucos sabem é que também são radioativas. Ao menos até certo nível. Isso se deve justamente à quantidade de potássio que elas exibem.

Mas isso não quer dizer que devemos deixar de comê-las de uma vez! Veja como consumi-las com segurança.

Radiação natural

Geralmente nós associamos a radiação ao evento catastrófico de Chernobyl ou aos filmes de ficção que liga este processo aos superpoderes, contudo é importante destacar que as bananas não têm nada a ver com isso.

Na verdade, a radiação presente na fruta é um tipo natural que, de certa forma, é comum na natureza. Inclusive, é encontrada em outros alimentos. No caso da banana, é o potássio que a torna radioativa, mas apenas em pequenas quantidades. Segundo a revista Science Focus, elas têm 450 mg de potássio onde há 0,01 mrem de radiação.

Essa quantidade pode até parecer pequena, mas quando mais bananas são reunidas, a radiação pode ser surpreendentemente alta. Por exemplo: um caminhão destas frutas tem o suficiente para disparar um alarme de detecção de armas nucleares ao passo que 50 bananas são equivalentes a um raio-x dentário.

Como essa radiação afeta nosso corpo?

Caso você tenha se surpreendido com a quantidade que está presente na fruta, talvez se surpreenda ainda mais ao saber que o corpo humano exibe quantidades ainda maiores. Sim, não podemos nos esquecer que grande parte do nosso organismo também é composto por potássio, algo muito presente em outros alimentos. Lembra do feijão?

Isso quer dizer que nós estamos convivendo o tempo todo com quantidades surpreendente de radiação. Por outro lado, elas não são suficientes para trazer prejuízos. É apenas um número aceitável, logo não precisa se preocupar quanto a sua saúde nem mesmo achar que você está prestes a desenvolver superpoderes.

E o mais importante: não devemos deixar de comer bananas ou outros alimentos com potássio, já que os benefícios deles são bem maiores para o nosso corpo do que os possíveis malefícios.

Por: R7