Eleição presidencial: pesquisas indicam 2º turno em 11 de 12 cenários

Eleição presidencial: pesquisas indicam 2º turno em 11 de 12 cenários
Lula e Bolsonaro avançam ao 2º turno em 11 dos 12 cenários de pesquisas eleitorais Imagem: Marlene Bergamo - 26.abr.2019/Folhapress e Adriano Machado - 10.mai.2021 /Reuters

Dos 12 cenários eleitorais testados pelas pesquisas de intenção de voto publicadas ao longo desta semana, 11 apontam que a disputa pela Presidência da República avança para o segundo turno com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Em apenas uma das simulações, feita pelo Quaest, Lula vence no primeiro turno.

Os levantamentos foram realizados por XP/Ipespe, Genial/Quaest e Paraná Pesquisas. Seis dos 12 cenários não apresentaram o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil). Na semana passada, Moro trocou o Podemos pelo União Brasil e sinalizou que pode abrir mão da disputa pelo Planalto para se candidatar à Câmara dos Deputados ou ao Senado.

Para Felipe Nunes, CEO do Quaest, a terceira via foi esvaziada com a saída de Moro e a disputa entre João Doria e Eduardo Leite no PSDB. A tendência, diz Nunes, é de que os votos de Moro migrem para Bolsonaro.

"Estamos vendo dois fenômenos: a volta dos eleitores do presidente ao ninho bolsonarista e o desencanto dos eleitores com o possível surgimento de uma terceira via. Há uma tendência de os votos do Moro, principalmente, migrarem para o Bolsonaro", diz Nunes.

No entanto, nenhuma das pesquisas pode ser comparada a levantamentos anteriores feitos pelos respectivos institutos porque houve mudanças nas pré-candidaturas apresentadas aos entrevistados. Isso pode influenciar a opção de voto dos eleitores.

Confira, abaixo, o que mudou em cada lista:

  • XP/Ipespe: Moro e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) não constam no novo levantamento, que inclui pela primeira vez as pré-candidaturas de José Maria Eymael (DC) e de Vera Lúcia (PSTU);
  • Genial/Quaest: Inclui os nomes de Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP);
  • Paraná Pesquisas: Exclui os nomes de Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (PSDB), e inclui o de Luiz Felipe D'Ávila (Novo).

O Quaest também observou, por meio de nota, que Bolsonaro apresenta mais de 30% das intenções de votos pela primeira vez na série histórica. Isso ocorreu em quatro dos seis cenários testados pela pesquisa.

Confira o compilado de resultados: 

Segundo turno

O petista vence todos os cenários de segundo turno testados pelo instituto.

Segundo turno

O instituto simulou apenas um cenário de segundo turno, no qual Lula vence Bolsonaro:

Pesquisa Paraná Pesquisas 2º turno - Arte UOL

Por Juliana Arreguy do UOL