Carla Zambelli: como youtuber descobriu localização da deputada nos EUA a partir de um vídeo

Criador de conteúdo analisou vídeo da parlamentar, feito em rua não identificada, para determinar coordenadas geográficas exatas de onde ele foi gravado. Zambelli foi para a Flórida após ser condenada a 10 anos de prisão no Brasil.

Carla Zambelli: como youtuber descobriu localização da deputada nos EUA a partir de um vídeo
Criador de conteúdo usou elementos como prédios e árvores para identificar que deputada gravou vídeo em Fort Lauderdale, na Flórida — Foto: Reprodução

Uma paisagem que mostra pouca coisa além de dois prédios e algumas árvores foi suficiente para descobrir o local da gravação de um vídeo da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Zambelli disse na terça-feira (3) que tinha deixado o Brasil, sem citar onde estava. No mesmo dia, a deputada publicou um vídeo em que critica um pedido de prisão contra ela feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A gravação foi feita ao ar livre, em uma rua não identificada.

Horas depois, o criador de conteúdo João Paschoal, apelidado como Geo Pasch, postou coordenadas mostrando que a gravação foi feita no estacionamento de uma loja em Fort Lauderdale, na Flórida. Na manhã de quarta, a assessoria de Zambelli confirmou que ela estava na Flórida.

Geo Pasch é conhecido por transmissões ao vivo jogando GeoGuessr, em que é preciso descobrir o lugar do mundo em que estão certas ruas. Fã do game há quatro anos, ele aprendeu a usar pistas como placas, vegetação e arquitetura para acertar os locais.

João contou ao g1 que esse conhecimento o ajudou a descobrir a localização de Zambelli. Segundo ele, a busca exigiu observar elementos como:

  • a placa de um carro que aparece no vídeo, indicando um padrão adotado nos Estados Unidos;
  • as várias palmeiras na rua, sugerindo uma cidade litorânea, especificamente a região de Miami;
  • o formato dos prédios, sendo um maior com grandes sacadas e um menor com formato semelhante à letra K.

Ainda foi preciso inverter o vídeo, que estava "espelhado", para ter a visualização real dos prédios. A partir daí, o youtuber recorreu ao serviço de imagens de satélite Google Earth para "passear" pela costa da Flórida.

"Como eu sabia que seria Flórida e perto da costa, eu fui pelo Google Earth até o prédio mais ao Norte da região de Miami e fui descendo até o Sul. Em Fort Lauderdale, eu finalmente encontrei os prédios em questão", explicou.

Local na Flórida em que Carla Zambelli gravou vídeo publicado na terça-feira (3) — Foto: Reprodução/Google

Local na Flórida em que Carla Zambelli gravou vídeo publicado na terça-feira (3) — Foto: Reprodução/Google

Na noite de terça, Zambelli tinha afirmado em uma entrevista que estava em Fort Lauderdale, mas João disse que não soube dessa informação. Além disso, sua pesquisa identificou o local preciso da gravação da deputada.

A "investigação" durou cerca de duas horas e rendeu uma publicação no X que atingiu mais de 2,5 milhões de visualizações. Para ele, mesmo com poucos elementos, este não foi um dos casos mais difíceis.

"Já me ocorreram desafios em que a chance de encontrar era praticamente zero. Mas, nesse caso, sinto que as chances eram até que bem altas, mesmo que demorasse um pouquinho", contou.

Fonte: G1