Brasileiro teme mais volta de Bolsonaro do que reeleição de Lula, aponta Genial/Quaest

Brasileiro teme mais volta de Bolsonaro do que reeleição de Lula, aponta Genial/Quaest
Lula e Bolsonaro durante o debate o segundo turno da eleição presidencial, em outubro de 2022 — Foto: Nelson Almeida / AFP

A pesquisa presidencial Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5) aponta que o eleitor brasileiro teme mais o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao poder do que a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Inelegível até 2030 por condenação da Justiça Eleitoral, Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) e está ameaçado de prisão pela trama golpista para impedir a posse do petista, que por sua vez amarga os piores índices de aprovação desde seu primeiro mandato.

De acordo com o levantamento, 45% têm mais medo da volta de Bolsonaro do que da permanência do petista no Palácio do Planalto. Outros 40% responderam temer mais a reeleição de Lula do que o retorno do bolsonarismo ao comando do país. Os números chamam ainda mais atenção levando em conta que, segundo a mesma pesquisa, 66% dos entrevistados responderam que o petista não deve concorrer a um novo mandato em 2026.

O levantamento da Genial/Quaest entrevistou pessoalmente 2.004 eleitores a partir de 16 anos entre 29 de maio e 1º de junho.

O estrato traz uma das poucas boas notícias dessa leva de projeções da Genial/Quaest, que não só apontaram a cristalização da rejeição de Lula em um patamar próximo dos 60% como a piora do desempenho do petista contra candidatos da direita em cenários de segundo turno.