Android 13 é lançado mundialmente; saiba se seu celular vai atualizar

Atualização do sistema operacional da Google chegará primeiro para celulares Pixel, mas será disponibilizado ao longo dos próximos meses para outros smartphones

Android 13 é lançado mundialmente; saiba se seu celular vai atualizar
Foto: Divulgação

O Android 13 foi lançado nesta segunda-feira (15) em todo o mundo. Nesse primeiro momento, somente celulares Pixel receberão o update da Google, mas, ao longo dos próximos meses, a nova versão do sistema operacional deve chegar a smartphones de marcas como Samsung, Motorola, Xiaomi e outras. A atualização conta com novidades na aparência da interface, mais privacidade em apps e ainda outras configurações relevantes, como uso de um idioma diferente para cada app.

Uma das principais novidades do Android 13 são as novas configurações de aparência do sistema operacional, que agora permite deixar a tela inteira - incluindo os ícones de apps - em um mesmo padrão de cores. Assim, é possível deixar o ícone do Twitter laranja, caso seja essa a cor predominante na sua interface.

Outras novas funções importantes do Android 13 são relacionadas à privacidade de usuário. No novo sistema operacional, será possível - como no iPhone - selecionar a quais fotos e vídeos cada aplicativo tem acesso, além de especificar quais programas podem ou não enviar notificações a você. Além disso, a novidade que limita o acesso a mídias também impacta o acesso à área de transferência. Com isso, caso você copie dados sensíveis, como número de celular e endereços, o Android automaticamente limpará esse histórico em um período de tempo pré-determinado.