Amazonas em alerta por Febre Oropouche, saiba quais os sintomas

Amazonas em alerta por Febre Oropouche, saiba quais os sintomas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) emitiu alerta sobre a Febre Mayaro e Oropouche, doença transmitida pelo mosquito “Meruim” como é conhecida na região, foram registradas em quase 200 pessoas da capital. 

Entre dezembro de 2023 e dia 4 de janeiro de 2024, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) registrou quase 200 casos da doença no Amazonas, sendo 94,9% em Manaus, o que representa 189 pessoas contaminadas. 

A doença foi identificada pela primeira vez em 1960, em amostras de sangue de mosquitos e um bicho preguiça que estavam na estrada Belém-Brasília. 

Desde lá, ela já foi registrada no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e estados do Nordeste. 

Sintomas e cuidados

A prefeitura de Manaus emitiu um comunicado informando que os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, dor no corpo, articulações e olhos, náusea, falta de apetite, vômitos, diarréia, tonturas e manchas vermelhas pelo corpo. 

Como forma de prevenção é indicado o uso de repelente no período chuvoso que a cidade enfrenta, principalmente em áreas próximas a matas ou igarapés. O uso de roupas compridas também é indicado. 

Em caso de sintomas, o compareça em uma unidade de saúde, para que o médico passe as orientações dotratamento, que incluem repouso e reposição de líquidos.