Roberto Cidade apresenta proposta para garantir retirada de encomendas em centros de distribuição no Amazonas

Roberto Cidade apresenta proposta para garantir retirada de encomendas em centros de distribuição no Amazonas
Foto – Herick Pereira

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou o Projeto de Lei (nº 489/2025), que garante aos consumidores do Estado o direito de retirar produtos diretamente dos centros de distribuição ou de logística, quando houver insucesso na entrega domiciliar.

A proposta, segundo o parlamentar, busca corrigir uma lacuna enfrentada com frequência por moradores de áreas urbanas e rurais do Amazonas, onde falhas recorrentes nos serviços de entrega prejudicam o acesso a produtos comprados pela internet.

“Essa medida busca mitigar os transtornos enfrentados pelos consumidores diante de falhas recorrentes na entrega de produtos adquiridos por meio do comércio eletrônico. O Projeto de Lei visa garantir aos consumidores do Estado do Amazonas o direito de retirar suas encomendas em centros de logística, depósitos ou unidades de triagem, nos casos em que as tentativas de entrega no endereço informado não forem bem-sucedidas”, disse o presidente da Assembleia.

A medida implementada por esta lei busca, entre outras coisas, reduzir o tempo de espera dos consumidores para receberem seus produtos, diminuir o número de encomendas extraviadas ou não entregues, aumentar a eficiência do processo logístico, especialmente em áreas de difícil acesso, e reforçar a confiança dos consumidores no comércio eletrônico.

Roberto Cidade ressalta que a implementação dessa proposta proporcionará uma alternativa viável e eficaz para os consumidores do Estado do Amazonas.

“É uma maneira de assegurarmos aos amazonenses os seus direitos, promovendo melhorias significativas no processo de entrega de produtos adquiridos on-line. Além disso, a lei contribuirá para o fortalecimento do comércio eletrônico na região, ao oferecer soluções que atendam às necessidades específicas dos consumidores locais”, finalizou.

A matéria segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas e, se aprovada nas comissões e em plenário, irá para sanção do Executivo Estadual.

Dados

Dados do relatório “CX Trends 2024”, de outubro do ano passado, revelam que 28% dos consumidores apontam atrasos na entrega como principal motivo para abandonar uma marca, e 58% afirmam que não comprariam novamente após uma experiência negativa.