Morre David Nabarro, médico britânico que liderou resposta da ONU a crises como Ebola e covid-19

Médico britânico foi figura central no combate a crises como Ebola e covid-19, atuou como enviado especial da OMS e recebeu honrarias por seu trabalho em saúde global e segurança alimentar.

Morre David Nabarro, médico britânico que liderou resposta da ONU a crises como Ebola e covid-19
David Nabarro, enviado especial da Organização Mundial de Saúde para prevenção e resposta à covid-19 — Foto: Victoria Jones/Pool via AP, arquivo

O médico britânico David Nabarro, conhecido por liderar a resposta das Nações Unidas a algumas das maiores crises sanitárias do século, como a gripe aviária, a epidemia de Ebola e a pandemia de covid-19, morreu aos 75 anos. A informação foi confirmada no sábado (26) pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nas redes sociais.

“David foi um grande defensor da saúde global e da equidade em saúde, além de um mentor generoso para incontáveis pessoas”, escreveu Tedros na plataforma X. “Seu trabalho tocou e impactou muitas vidas ao redor do mundo.”

Nabarro morreu na sexta-feira (25), de forma repentina, em sua casa em Ferney-Voltaire, na França, nos arredores de Genebra. A causa da morte não foi divulgada. A informação também foi confirmada pela fundação suíça 4SD, organização voltada para o desenvolvimento sustentável e da qual ele era diretor estratégico.

Enviado especial da OMS para a covid-19

Desde o início do surto de covid-19, em 2020, Nabarro atuava como enviado especial da OMS para a pandemia. Ele era uma das principais vozes da organização no enfrentamento da crise sanitária e defendeu, em diversas ocasiões, mais cooperação internacional e apoio aos países mais pobres.

Em 2021, no auge da pandemia, afirmou que a crise “não se parecia com nada que já tivesse visto em toda a sua carreira profissional”.

Por: G1