Lula chega a hospital para cirurgia no quadril; entenda o procedimento

O presidente Lula já deu entrada no Hospital Sírio Libanês, onde será submetido a uma cirurgia no quadril para corrigir dor crônica

Lula chega a hospital para cirurgia no quadril; entenda o procedimento
Henrique Lessa/CB/D.A Press

O presidente Luiz Inácio Lula da Silvachegou, por volta das 8 horas desta sexta-feira (29/9), à unidade do hospital Sírio Libanês, na Asa Sul em Brasília. Na instituição de saúde, ele vai ser submetido a uma cirurgia para corrigir uma dor crônica que o petista sente no quadril.

Ao todo, o procedimento deve durar cerca de três horas, mas, segundo informações da assessoria do hospital, o tempo efetivo de operação em eventos do tipo, dura em média 2 horas. 

O presidente vai corrigir uma artrose por meio da colocação de uma prótese na ponta do quadril para resolver um desgaste que vem ocasionando dores crônicas no petista.

Será utilizada anestesia geral para sedar o presidente durante o procedimento. O pós-operatório obrigará o petista a moderar o ritmo por pelo menos três semanas, período em que deve despachar apenas do Alvorada, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Já a retomada das viagens demora mais tempo, de quatro a seis semanas, o que não altera os compromissos internacionais já agendados, como a participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-28, que acontece em Dubai no fim de novembro. Na volta da COP o petista ainda tem previsto uma visita pela Alemanha.

As primeiras informações oficiais sobre o procedimento devem ser prestadas em entrevista coletiva da equipe médica agendada para as 18h desta sexta-feira.

Por: Correio Braziliense