Conheça a piloto de 23 anos que realizou pouso após pane em voo com Lívia Andrade
Nayane Beatriz Porto Barros tem mais de 13 mil seguidores em uma rede social, onde compartilha suas experiências no ar

A jovem Nayane Beatriz Porto Barros, de 23 anos, foi a piloto responsável por efetuar o pouso do avião que transportava a apresentadora Lívia Andrade, na última quinta-feira, após a aeronave apresentar problemas no trem de pouso. O incidente aconteceu durante um voo que partiu de Goiás com destino a São Paulo.
A jovem tem mais de 13 mil seguidores em uma rede social, onde compartilha suas experiências no ar. A primeira publicação de Nayane pilotando foi feita em novembro de 2022. Ela se formou em ciências aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) Goiás, no mesmo ano.
Em agosto de 2024, Nayane virou comandante e passou a realizar os chamados voos solo. Oito meses depois, em abril deste ano, ela realizou o seu primeiro voo internacional para os Estados Unidos.
Nota de esclarecimento
Ver essa foto no Instagram
Nesta sexta-feira (30), a jovem publicou uma nota de esclarecimento explicando o problema ocorrido durante a viagem com a apresentadora Lívia Andrade. Segundo a pilota, quando a aeronave já se aproximava do Aeroporto Campo de Marte, houve uma falha no trem de pouso do avião.
"Com isso, tentamos repetir o procedimento normal por mais 2 vezes, e além disso, fizemos passagens baixas sobre a pista no campo de Marte para que a torre pudesse nos ajudar verificando visualmente quanto ao abaixamento do trem de pouso", explicou Nayane.
Procedimentos de abaixamento foram realizados, conforme previsto no manual e check list da aeronave, e a piloto e o co-piloto decidiram alternar o pouso para o aeroporto de Jundiaí, em São Paulo, por possuir uma pista melhor e também menos fluxo de tráfego aéreo. Com isso, foi possível realizar um pouso seguro.
"Em adicional, informo que a aeronave está com a manutenção em dias, como também a tribulação devidamente habilitada para o voo. Eventos dessa natureza podem acontecer, por isso é importante uma tripulação devidamente habilitada e preparada para o voo, além disso uma manutenção em dias", finalizou a jovem, agradecendo ao público pela preocupação.
Dia do incidente
Durante o voo no avião modelo King Air Beechcraft E90, de prefixo PT-LHZ, Lívia Andrade estava acompanhada do namorado, o empresário Marcos Araújo, e do DJ Sevenn.
Depois de sobrevoar a região do Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista, para consumir o combustível e ficar mais leve, a aeronave seguiu para Atibaia e, de lá, para o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí.
Fonte: Globo.com